Prefeitura inaugura novo modelo de UBSF no Residencial Jenipapeiro em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), inaugurou, nesta quinta (26/01), a Unidade Básica de Saúde da Família nº 31 do Residencial Jenipapeiro, no bairro Vista Alegre, zona Oeste da cidade. A obra traz um novo padrão na área da Saúde para atendimento da população.

A solenidade de inauguração teve a presença de muitos populares e lideranças comunitárias do bairro Vista Alegre e Residencial Jenipapeiro que há muito tempo sonhavam com a obra na área da Saúde.

“Estou aqui muito feliz por estamos nesta estrutura que é semelhante ao de um hospital. Eu conheço cidades do interior do Piauí que não tem essa estrutura. Hoje é um dia histórico para as pessoas desse bairro e para a gestão Piripiri Terra Querida. Era uma obra muito cobrada pelas pessoas há muito tempo pela necessidade de PSF e nós dizíamos que iríamos resolver”, pontua a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro.

O líder político e suplente de deputado, Genival Sales, lembra que outra demanda antiga da população era a questão da água. "As pessoas sofriam com a oscilação no fornecimento de água, que nós resolvemos com um novo poço perfurado, quando estive na presidência da Agespisa, atendendo também a um pedido da nossa prefeita Jôve", afirma.

O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, disse a obra é um sonho que está se concretizando. “Hoje, estamos aqui entregando a Unidade Básica de Saúde (UBSF) do Jenipapeiro, que era um grande desejo que tive como secretário para deixar o Jenipapeiro bem estruturado e entregar para a comunidade essa obra”, revela o gestor.

Gabriel Mauriz lembra que “graças à determinação da prefeita Jôve Oliveira Monteiro foram buscados todos os meios jurídicos e legais para que hoje (26) nós pudéssemos entregar essa unidade”.

A UBSF do bairro funcionou em casa alugada desde o início da gestão, em janeiro de 2021, para poder atender a comunidade, após pedidos da Associação de Moradores do Residencial Jenipapeiro.

Para Patrícia Lima, presidente da Associação dos Moradores do Residencial Jenipapeiro, é um dia inesquecível. “Estamos muitos felizes. Aqui é um sonho realizado. A prefeita Jôve [Oliveira Monteiro] subiu esse prédio que estava deteriorado, acabado e a prefeita tem sempre esse olhar para o Jenipapeiro e nós só temos gratidão”.

O enfermeiro e coordenador da UBSF nº 31, Téogenes Bonfim disse que a equipe de Saúde sabe o quanto precisavam desse posto. “A unidade vai contar com todos os profissionais de saúde e vamos levar mais qualidade de vida para todos desse lugar”, afirma.

“A gente tem muito que agradecer a nossa prefeita [Jôve Oliveira Monteiro]. Há muito tempo que a gente vinha batalhando e não dava certo. Agora valeu à pena”, disse a moradora Maria José. Outro morador satisfeito é o Daniel de Sousa Filho. “Aqui tá tudo bom e melhorou ainda mais com a prefeita, acompanhando tudo de perto", disse.