Prefeitura de Piripiri realiza Teste da Orelhinha gratuitamente

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou nesta terça-feira (07/03), no Centro de Saúde Adauto Coelho de Rezende, o teste da orelhinha para recém-nascidos.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro falou sobre o teste. “Muito feliz em estar aqui nessa unidade, onde as mães estão fazendo o teste em seus filhos, porque esse exame custa R$ 150 Reais nas clínicas particulares e aqui é de graça. Você pode vir com seu filho e fazer sem marcar, tudo muito rápido e seguro. Estamos avançando e dando carinho ao povo”, afirmou.

Patrícia Pimentel, coordenadora do Centro de Saúde, comentou sobre a importância do teste. “Esse serviço é ofertado para a população de Piripiri, um projeto de extrema importância. É muito bom detectar precocemente se a criança vai ter ou não problemas de audição. É totalmente gratuito e de demanda espontânea. Hoje é mais um dia de atendimento para todas as crianças”, explicou Patrícia.

Beatrice Pimentel, secretária da SESAM, disse que o teste é mais uma prova do trabalho da secretaria. “A demanda está alta, por isso abrimos mais esse dia de hoje. É essencial e é mais um serviço feito com o apoio da nossa querida Jôve Oliveira Monteiro”, afirmou Beatrice.

A fonoaudióloga, Sávia Oliveira, disse que o teste está sendo oferecido há dois anos e é essencial para os recém-nascidos. “O exame de emissão otoacústica, mais conhecido como teste da orelhinha, é importante para as linguagens auditivas das crianças. Quanto mais cedo ele for detectado, pode impedir prejuízos para a pessoa” finalizou.