Piripiri participa de discussão sobre zoneamento da região da Serra da Ibiapaba

Foi realizado no auditório Vereador Milton Vieira, no Palácio do Povo de Perypery, a rodada de discussão prévia do zoneamento da Serra da Ibiapaba. O evento foi organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e teve participação da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), além de representantes de outras cidades. O evento aconteceu na última quarta-feira (14/06).

“São mais de 30 municípios que a serra engloba e essa reunião é para isso; uma oficina que discute as atividades existentes no território: as comunidades, os sítios e com esses elementos estamos discutindo esse zoneamento. Vamos estabelecer regras para o uso da serra. São discussões e em outubro serão tomadas decisões para um plano de manejo sobre esse belo local”, disse Lila Lindoso, analista ambiental do ICMBIO.

Andrea Geisa, diretora de Turismo da SEJUCE, estava presente no evento. “Estamos aqui nesse momento de discussão que envolve várias cidades da nossa região. Momento muito importante. O local vai ser dividido por zonas e vamos através disso fazer um turismo ecológico e estamos aqui para ajudar nossa cidade”, falou.

“Muito importante essa discussão. A Serra é muito abrangente e determinar esse zoneamento tem que ser sabido por todos. O que estamos fazendo aqui é para o bem da conservação de nossa natureza. Existem áreas que precisam ser preservadas”, finalizou José Rodrigues, auditor fiscal ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH).