• Foto do escritorSEJUCE

Museu de Perypery reabre para visitação nesta quarta, dia 06

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), reabre as portas do Museu de Perypery para a visitação, às 20h30, desta quarta (06/10).

A reabertura, que coincide com o início da festa de Nossa Senhora dos Remédios, de 06 a 16 de outubro, contará com a exposição fotográfica “Senhora dos Remédios tão boa” sobre a história da festa religiosa.

“Estivemos acertando os últimos detalhes para essa exposição voltada para a população que vai aprender com a memória que está no nosso museu”, disse o professor Luís Mário Getirana, diretor do Museu de Perypery.

O secretário da SEJUCE, Marcifran Costa, disse que a reabertura do Museu de Perypery vai permitir que os visitantes conheçam um pouco mais da história do município. “Estamos na expectativa, iremos reabrir amanhã (06/10) e acertando aqui os últimos detalhes, escolhendo as fotos e ansiosos para essa reabertura”, frisa o secretário.

Marcifran Costa lembrou que, no final da década de 2000, o Museu esteve fechado ao público e foi reinaugurado em 2016 após uma ampla reforma pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (SECULT), na gestão do ex-prefeito Odival Andrade. “O museu passou por uma nova reforma agora e está preparado para receber os visitantes”, pontua o secretário.

Museu de Perypery O Museu de Peryery foi idealizado pelo médico Adauto Coelho de Resende com o apoio do humorista João Cláudio Moreno. A sede é uma edificação construída na década de 1930, onde funcionou o Cine Éden, o Clube Elite, uma agência do Banco do Brasil, o Banco do Estado do Piauí, a Escola do Comércio e, a partir de 1987, foi oficialmente instalado como museu do município.