Assistência Social de Piripiri promove Dia de Combate ao Racismo

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), realizou nesta sexta-feira (21/07), na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), um dia de Combate à Discriminação Racial. O evento foi organizado pelo CRAS I ( Centro de Referência de Assistência Social) e reuniu dezenas de pessoas atendidas pela instituição.

A secretária Cinthia Rezende, da SETAS, falou sobre o evento. “É um tema importante, a discriminação racial, e nós a combatemos. São mais de 100 pessoas atendidas pelo local e não dá para aceitar um ato tão feio e criminoso como o racismo, lutamos contra isso”, explicou.

Para o coordenador do CRAS I, Paulo Vítor, além da discussão do tema tão polêmico, o dia também foi de apresentações culturais. "Além de tudo estamos oferecendo cultura para o povo negro que está aqui; eles merecem muito do que estamos oferecendo: principalmente a conscientização. Se quem estiver nos ouvindo for vítima de racismo, denuncie”, explicou.

Gessiê Júnior, advogado, ministrou palestra sobre o tema. “Racismo é crime e infelizmente está enraizado na nossa sociedade e temos que combatê-lo. Devemos ser antirracistas e estamos aqui para falar sobre isso. Não podemos normalizar e minha palestra foi pra lutarmos contra isso”, argumentou.

Patrícia Gomes, trabalhadora rural da comunidade Sussuarana, falou sobre o evento. “Nunca sofri racismo mas se for vítima, vou denunciar sim, não se pode aceitar”, concluiu.