SESAM de Piripiri promove atualização sobre Ética, Sigilo e Acolhimento Profissional

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), em parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Estado, realizou Capacitação e Atualização sobre Acolhimento, Ética e Sigilo Profissional, entre outros tópicos, para profissionais do CTA do município, equipes E-Multi, Consultório na Rua, além de profissionais da Atenção Básica. O treinamento aconteceu nos dias 4 e 5 de março, no auditório Milton Vieira, do Palácio do Povo de Pery Pery.

A coordenadora do CTA do estado, Cristiana Rocha, disse que a capacitação é destinada para diversos seguimentos da saúde municipal. “A SESAPI, em parceria com a SESAM, realizou essa capacitação sobre ética, sigilo e acolhimento pelo profissional de saúde. Foi inaugurado o Centro Integrado em Piripiri e fomos mobilizados pelo CTA do município para fortalecer não só os profissionais do CTA, mas todos os demais das UBSF, com o objetivo de acolher bem a todos os usuários do SUS”, disse a coordenadora.

Luana Oliveira, coordenadora do CTA de Piripiri, disse ser um privilégio receber a importante atualização. “Esse é um momento importante quando podemos agregar muito conhecimento, principalmente trazendo essa questão do sigilo do paciente, da ética e a forma de como acolher melhor e de forma sigilosa esses pacientes que precisam do nosso atendimento. É um cuidado que a Secretaria de Saúde está tendo em capacitar cada vez mais os profissionais e atender as pessoas de forma mais humanizada e ética.", afirmou a coordenado do CTA do município.

Raiane Rezende, fisioterapeuta, gostou da iniciativa. "A capacitação é sempre importante para a atualização do profissional para oferecer o melhor para a população.", avaliou.