SESAM de Piripiri comemora 10 anos do Programa Melhor em Casa

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) comemorou os 10 anos do programa Melhor em Casa. O evento aconteceu no auditório Milton Vieira, do Palácio do Povo de Pery Pery, nesta quinta-feira (14/03).

O Programa Melhor em Casa é indicado para pessoas que têm dificuldades temporárias ou permanentes para sair de casa e chegar a uma unidade básica de saúde. O objetivo principal é promover uma desospitalização segura, tanto na fase pré-hospitalar como pós-hospitalar.

“Como eles não podem ir até o hospital, vamos até eles com médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, que vão lá para cuidar dessas pessoas. São bons profissionais que dão toda a assistência para esses acamados”, disse a secretária de saúde, Beatrice Pimentel.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro falou sobre o Melhor em Casa. “São dez anos e agora com mais investimento e ampliamos os serviços. Temos uma equipe própria para ir até esses usuários e oferecer a melhor assistência em saúde”, afirmou.

Karine Pimentel, coordenadora do programa Mais em Casa, deu detalhes. “São 10 anos de existência. Aqui foi a primeira cidade a implantar o programa no Estado. Os pacientes pedem nossa ida até a residência deles. São pacientes que necessitam de curativos semanais, ventilação mecânica, de cuidados paliativos. Eles vão até o posto de saúde, sendo admitidos, fazemos a avaliação ou, então, há a demanda espontânea, quando a família procura a gente”, explicou.

Lucelane Nascimento, cuida da mãe, e o Melhor em Casa auxilia. Ela mora no bairro Jenipapeiro. “Minha mãe, dona Nise, precisa muito e teve esses anjos que a auxiliam, que é o Melhor em Casa. Eles são um ponto de socorro para a gente. Cuido de minha mãe, mas eles que me dão orientação e realizam atendimento”, disse.

Jaiana Andrade, mora no bairro Paciência, também é atendida. “Depois que saí da UTI, eles começaram a me atender. Tenho problema nos rins e faço hemodiálise”, finalizou.