SEDUC participa de encontro para monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Uma equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFPI) está realizando entre os dias 29/11 e 2/12, monitoramento e assessoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da região. Na manhã dessa quinta (01/12), foi realizado no Auditório da UESPI, campus Antônio Giovanni, em Piripiri, encontro e palestra formativa voltada para os gestores das entidades executoras do PNAE na rede pública de Piripiri e cidades circunvizinhas.

O encontro, que conta com o apoio total da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC) teve a presença da nutricionista Elaine Carvalho (CECANE/UFPI) e da engenheira agrônoma, Jéssica Lustosa (CECANE/UFPI), além de técnicos da alimentação escolar dos municípios.

Para a diretora do Departamento de Alimentação Escolar e Prestação de Contas da Secretaria de Educação de Piripiri (SEDUC) de Piripiri, Eulália Menezes, os agentes do FNDE fazem o assessoramento para que o serviço de merenda escolar possa ser melhorado. "Hoje temos uma visão diferenciada na gestão da prefeita Jôve Oliveira e da secretária de educação, Tânia Monteiro, no sentido de tratar bem de gente e é isso que estamos fazendo, tentando ofertar uma merenda escolar de qualidade para que nossos alunos se sintam cada vez mais valorizados", assegurou.

A nutricionista Elaine Carvalho disse que o encontro e a instruções servirão para a correta aplicação do PNAE nos municípios. Segundo ela, há novas resoluções que precisam ser conhecidas pelos gestores. "Estamos aqui para trazer as novidades do programa e como seria sua boa execução, além de trazer pautas como a obrigação de compras da agricultura familiar", explicou.

De acordo com a engenheira agrônoma, Jéssica Lustosa, vários aspectos são observados pela equipe do CECANE/UFPI durante o trabalho de assessoria e monitoramento, desde a existência a alimentação escolar em si, passando pela sua execução, contas, cardápios e até a compra da agricultura familiar. "Observamos se no município existe a merenda escolar e se as atividades do PNAE estão ocorrendo de forma satisfatória, em todas as esferas", observou.

Além de Piripiri, o encontro é voltado para técnicos dos municípios de Boa Hora, Cocal de Telha, Capitão de Campos, Milton Brandão e Jatobá do Piauí.