SEDUC e SESAM acompanham visita técnica da Funasa e do Unicef do projeto Salta Z na zona Rural

Na última terça (13/12), os secretários municipais de Educação, Professora Tânia Monteiro, e de Saúde, Gabriel Mauriz, acompanharam a visita técnica da Funasa e do Unicef pelo projeto Salta Z na Escola Municipal Luís de Sousa Cavalcante, no povoado Bela Vista, zona Rural do município. Além de Piripiri, no Piauí, apenas outro município na Paraíba desenvolve o projeto no Nordeste.

A visita dos técnicos que seguirá até quinta-feira, dia 15 de dezembro, faz parte do processo de acompanhamento e monitoramento do projeto Salta Z, que apresenta solução alternativa simplificada de tratamento de água, um dos problemas que afetava a comunidade, onde a água tinha percentuais de ferro e manganês, inapropriados para consumo humano.

O projeto Salta Z é desenvolvido em Piripiri em parceria com a Prefeitura de Piripiri, por meio das secretarias municipais de Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAM).

A secretária de Educação, professora Tânia Monteiro, destaca que o projeto está beneficiando não só a comunidade escolar do povoado Bela Vista, mas outras comunidades. “Hoje, a comunidade Bela Vista já tem uma água purificada, propícia ao consumo humano. A gestão Piripiri Terra Querida preconiza uma gestão para cuidar de gente e saúde e educação tem prioridade”.

“Estamos dando um passo, um avanço na parceria ente Saúde e Educação, quando nós falamos em qualidade de vida da população”, lembra o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mauriz sobre o projeto Salta Z, acrescentando que “vamos trabalhar o saneamento básico, com qualidade de água, como também a higienização junto à comunidade escolar”.

Há cerca de um ano, o projeto Salta Z foi implantado na escola na comunidade Bela Vista e a realidade de consumo de água já mudou completamente. Antes, professores, ajudantes de serviços e alunos não queriam consumir a água e se reclamavam muito de impurezas da água.

“Era amarela, imprópria para o consumo e que despertou muitas doenças na escola”, lembra o diretor da escola Luís de Sousa Cavalcante, José Castelo, afirmando que, agora, “tem um sistema de filtragem da água, a cor da água mudou e, hoje, a nossa água é consumida pelos alunos e a comunidade vem consumir porque sabe que temos uma água potável e tratável que está a disposição de todos”, revela o professor.

A programação de visita técnica constou de café da manhã quilombola, preparado pela comunidade Bela Vista, rodas de conversas para definição de metodologia, cronograma, orçamento e pactuações e rede para sustentabilidade de wash com os técnicos Raul Andres Guerrero (Unicef) e Danda Oliveira (Funasa).

“Queremos ouvir a comunidade, entender o impacto que o projeto Salta Z tem tido na Bela Vista. A partir dessa escuta, a gente vai fazer propostas iniciais de médio, curto e longo prazos e entender quais são as necessidades locais para fazer uma proposta que sirva tanto pro município e a gente possa levar também à Funasa e ao Unicef”, explica Raul Guerrero.

Nesta quinta (15/12), os técnicos terão encontro com a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, no Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, para falar dos resultados da visita técnica, mostrando das propostas e o que foi deliberado.