SEDUC de Piripiri realiza formação de profissionais que atuarão pelo Programa Vamos Aprender

Nesta quinta (23/03), aconteceu a formação para os professores de Português, Matemática que atuarão pelo programa Vamos Aprender. O programa foi desenvolvido pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), após o retorno das aulas pós-pandemia da covid-19 com intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem nas escolas municipais.

A formação aconteceu no auditório do Campus Professor Antônio Giovanni na UESPI de Piripiri. Na oportunidade, os professores receberam orientações sobre o programa e qual a projeção do Vamos Aprender para o ano de 2023.

“O programa Vamos Aprender é um programa de reforço escolar que acontece no contraturno. Hoje, temos 12 escolas [na zona Urbana e sete na zona Rural] que estão vinculadas ao programa com 19 coordenadores”, explica a coordenadora do Vamos Aprender, Camila Batista.

A coordenadora Camila Batista lembra que o programa é resultado de um esforço do município para resgatar a aprendizagem após o período da pandemia quando houve fechamento de escolas, a adoção do sistema híbrido e remoto. “Após isso, nos deparamos com uma situação e nós tínhamos que tomar uma medida e providenciar algo para remediar a situação da Educação”, explica Batista.

Ela destaca que além das aulas de reforço de Português e Matemática, os alunos do programa podem fazer oficinas em seis modalidades: dança, capoeira, jiu jtsu, jogos, teatro e canto.

“É suma importância essa formação para nós. Por mais que sejamos professores, nós estamos em constante aprendizado. Quando a gente melhora a nossa qualidade como professores, a gente leva essa melhoria para dentro da sala de aula“, disse o professor de Matemática, Flavisvan Vasconcelos.

Vamos Aprender

O programa Vamos Aprender foi implantado em 2022 em Piripiri. Atualmente, 19 escolas da Rede Municipal de Ensino fazem aulas de reforço e as oficinas de arte e esportivas do programa no contraturno.