SEDUC de Piripiri e UESPI fazem mobilização para curso de Matemática e anunciam pré-inscrições

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciaram mobilização junto à Câmara Municipal para oferta de um curso de Matemática em Piripiri. O intuito é de sensibilizar professores a se inscreverem no curso previsto para iniciar em junho deste ano.

O primeiro encontro de mobilização aconteceu na quarta (04), na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, no Centro Administrativo, zona Leste de Piripiri.

Na oportunidade, a coordenadora estadual do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Uespi, professora Francisca Cunha, afirmou que a área de Matemática tem muita carência de profissionais. “Não só em Piripiri, mas em todo o Estado do Piauí’, frisa a coordenadora.

“Estamos dialogando com os vereadores, representantes da SEDUC para explicar desse processo seletivo e falar da importância de Piripiri garantir essa turma de Licenciatura Plena em Matemática que terá 40 vagas”, disse a professora Francisca Cunha.

O curso de Matemática previsto no edital Nº 08 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) já está com pré-inscrições abertas.

A representante da SEDUC e Mobilizadora do curso de matemática do Parfor/Uespi em Piripiri, professora Sandra Renata, disse que é importante acessar a plataforma da CAPES e fazer a pré-inscrição. “O prazo da pré-inscrição vai até 07 de fevereiro deste ano pelo site https://eb.capes.gov.br ou na SEDUC de Piripiri’, explica.

“Nosso curso será ofertado no período de férias, nos meses de julho e janeiro, com duração de quatro anos. As aulas vão acontecer durante todo o dia, manhã e tarde, no campus da Uespi de Piripiri”, explica a professora Sandra Renata.

Para o vereador Dowglas Leonardo (PT) esse curso de Matemática traz novos horizontes para a Educação de Piripiri. “A Uespi precisa do apoio dos piripirienses, incluindo a Câmara Municipal e o Poder Municipal, com objetivo de fomentar um novo curso de Matemática e para que possamos no futuro trazer outros cursos”, pontua.

“Os vereadores são políticos e são muito próximos da comunidade e para fazer essa mobilização de pessoas de nível médio para fazer um curso de Matemática, nível superior, a gente entende ser de extrema importância esse trabalho de parceria entre Uespi, Prefeitura e Câmara”, disse o vereador Neném Calçados (PT).

Também participaram da reunião, os vereadores Luís Carlos (PSC), Beatrice Pimentel (PT) e Nayla Barbosa (PP), além de técnicos da SEDUC.

Serviço

O curso de Matemática terá 40 vagas e está previsto para iniciar no mês de junho deste ano. Mais informações falar com a professora Sandra Renata na SEDUC pelo telefone (86) 9 9455-1773.