SEDUC de Piripiri dá prosseguimento a II Jornada de Saberes e Sabores pela zona Rural

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), continua com a II Jornada de Saberes e Sabores. No último sábado (24/06), o evento aconteceu na escola José de Oliveira, na comunidade Vereda dos Zezinhos e também na escola Cosme Lopes dos Santos, na comunidade Sertão de Dentro. Nos dois lugares, o projeto foi acompanhado de festa junina por causa do dia de São João.

O projeto, que neste ano aborda o tema “Educação do Campo: cultura, religiosidade e contexto local”, terá uma extensa programação até o dia 05 de julho. O projeto contempla alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 26 escolas da zona Rural.

“Hoje estaremos visitando oito escolas ao todo. Todas as 26 terão o Saberes e Sabores. Aqui você vê gastronomia, literatura e as curiosidades do campo. Em 2024, ele será ainda maior. Os representantes de outros municípios estão nos visitando para ver o sucesso desse projeto”, disse a secretária Tânia Marilda Monteiro, da SEDUC.

A diretora Conceição Maria, da Escola José de Oliveira, falou sobre o evento. “A comunidade abraça o projeto. As famílias vêm e isso é muito importante: a comunidade e a escola andarem juntas”, afirmou.

O aluno Lorenzo Oliveira, que representou o vaqueiro durante a edição do Saberes e Sabores disse ter gostado muito. “Fui vaqueiro hoje na edição do Saberes e gostei muito, nesse dia muito festivo aqui”, disse o estudante.

Maria das Lourdes Silva, mãe da aluna Larissa, gostou muito do que viu. “Está muito bom esse projeto e está tão bom como o ano passado. Estou gostando muito de estar aqui nesse trabalho tão importante”, explicou.

Na comunidade Sertão de Dentro, a animação com o projeto e com a festa junina estavam bem empolgantes. “O projeto está ótimo com todos participando. Gostaria de agradecer a Prefeita Jôve Oliveira Monteiro e a SEDUC por esse momento. Aqui mostramos os produtos da comunidade e também vamos curtir um momento junino”, disse o diretor Marcelo de Oliveira, da escola Cosme Lopes dos Santos.

“Mostramos a eles uma pesquisa sobre a gastronomia do local e eles trouxeram castanha e o leite porque são muito cultivados no local. Foi muito interessante a nossa oficina e as famílias participaram em peso. A educação tem que ter o apoio da família”, explicou Bianca Oliveira, professora.

“Adoro essa escola e a educação. O hábito de escrever nasceu com meus pais. Amo muito esse local, e esse projeto é muito importante. Agradeço a prefeitura”, disse Eslorran Amaral, aluno que recitou poesias.

Programação para o dia 30 de junho:

1. Povoado Olho D’água Grande - Escola José Texeira de Sousa - 7h30;

2. Povoado Marinheiro – Escola José Rosa do Nascimento - 15h30;

3. Povoado Romão - Escola Marisval de Andrade de Oliveira - 17h.

Programação para o dia 1º de julho:

1. Povoado Bela Vista - Escola Luís de Sousa Cavalcante - 7h;

2. Povoado Açude da Baixa – Escola Vicente Alves Ferreira - 7h30;

3. Povoado Baixão - Escola Raimundo Pereira do Nascimento - 7h30;

4. Povoado Cupins - Escola Francisca Justina de Sales - 15h30;

5. Povoado Formosa - Escola São João Batista - 17h;

6. Povoado Corrente - Escola Maria Angélica Vila Nova - 17h30;

7. Povoado Serra dos Venturas – Escola Francisco Ventura da Costa - 7h30;

8. Povoado São José - Escola Aderson Alves Ferreira - 16h30;

9. Povoado Vertentes - Escola Cândido José da Silva - 18h.