SEDUC coordena reunião de posse do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Na última quinta-feira (05/01), a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), reuniu e deu posse aos novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS/Fundeb. O encontro e eleição aconteceram na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, no Centro Administrativo, zona Leste da cidade.

São 28 integrantes do CACS/Fundeb sendo metade indicada pelo poder público e a outra metade formada por representantes de sociedade civil organizada. Eles foram nomeados em 1º de dezembro de 2022 pela prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro.

A reunião para posse do CACS/Fundeb foi coordenada pelo diretor de Programas e Projetos da SEDUC, professor Rodrigo Santos. ”Momento importante para a Educação de Piripiri. Hoje (05), demos posse ao CACS/ Fundeb, explicando o que é o conselho, que acompanha toda a verba da educação municipal, e que auxilia a gestão municipal na fiscalização dos recursos públicos”, explica.

Foi eleito para presidir o novo CACS/ Fundeb de Piripiri, o diretor do CETI Maria de Lurdes Assunção, professor Oscar Batista. “Quero agradecer a Deus e aos meus pares que confiaram na nossa proposta. O Conselho tem uma função importantíssima para a sociedade, haja vista o volume de recursos que chegam e que estão sendo investidos em Piripiri”, destaca o novo presidente.

“É uma missão de representar entidades, no meu caso o SINTE de Piripiri, com a preocupação de acompanhar os investimentos feitos na Educação”, afirma o vice-presidente do Conselho, representante do SINTE de Piripiri, professor Lenivaldo Costa.

Para a professora Agriele Eleotério Silva, que representa os professores do município no Conselho, disse que o controle social por meio do CACS/Fundeb é muito importante. “Me sinto com uma responsabilidade imensa de representar os professores de Piripiri e acredito que é uma ação necessária e muito importante”, destaca.

“Acho importante acompanhar como é gasto o dinheito público municipal, principalmente na área da Educação“ disse o chefe Escoteiro, Rogério Moreira, que representa o Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES) no CACS/Fundeb.

O conselho do CACS/Fundeb de Piripiri foi eleito para um mandato de quatro anos, no quatriênio 2023 a 2026.