• Foto do escritorSEDUC

Secretaria de Educação de Piripiri faz live de lançamento da Busca Ativa Escolar 2021

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 7, uma live sobre a Busca Ativa Escolar que falou sobre a questão da mobilização de escolas, parceiros e famílias para assegurar a permanência dos estudantes nas escolas de Piripiri. A live foi transmitida do auditório do Palácio do Povo de Pery Pery e coordenada pela Seduc, tendo como apoio a Prefeitura Municipal de Piripiri, Unicef, Undime, Setas, Sejuce, Secom Conselho Tutelar e Ministério Público.

“O cenário da exclusão escolar é um fato preocupante, visto que, a nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19 impôs transformações na oferta de ensino público e, nessa época de pandemia, o sistema remoto, consequentemente, deixa uma parcela de nossos estudantes sem acesso ao sistema educacional, em decorrência de diversos fatores.

" Transcorrido mais de um ano do fechamento das escolas, a rotina escolar não retornou à sua normalidade e cabe aos órgãos competentes, criar condições para que possamos buscar cada menino e cada menina, que estão matriculados nas escolas, mas não estão participando das aulas remotas, seja, por via internet ou material impresso disponibilizado pelas escolas. Garantir que cada criança e adolescente esteja na escola, e aprendendo é, hoje, um dos principais desafios do país, e não diferente do nosso município, Piripiri, por isso estamos engajados no Programa Busca Ativa Escolar, afinal, a pandemia não revoga o direito à educação”, disse a secretária Tânia Monteiro da Seduc.

O número atual da rede de ensino municipal é de 10890, que estão matriculados através da Seduc de Piripiri. Na zona rural são 3021 alunos e na zona urbana, 7869 alunos. Sendo que, 610 alunos na zona urbana e 48 na zona rural, não estão participando de aulas, o que representa um número significativa de evasão, por isso, a importância da Busca Ativa Escolar.

Para o vice-prefeito Hilton Osório, é importante lembrar que tem muita gente envolvida nessa ação e isso mostra o interesse da Prefeitura em fazer boas ações nessa gestão. “ A educação é prioridade para a nova administração”, concluiu.