SAMU de Piripiri atendeu mais de 2 mil ocorrências em 2025
- Pref. de Piripiri

- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Piripiri realizou mais de 2 mil atendimentos ao longo de 2025. Os dados foram apresentados pela coordenadora da base, Janara Oliveira.
Segundo a coordenadora, as ocorrências atendidas envolveram principalmente acidentes de trânsito e casos clínicos. Ela destacou ainda os avanços estruturais registrados no ano passado, com a chegada de duas novas viaturas, adquiridas com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na gestão da prefeita Jôve Oliveira.

“As novas ambulâncias garantiram mais agilidade nas respostas às ocorrências e mais segurança tanto para os profissionais quanto para os usuários do serviço”, afirmou Janara Oliveira.
Atualmente, o SAMU de Piripiri conta com duas viaturas em operação: uma de suporte básico e outra de suporte avançado. As equipes atuam em regime de plantão e são divididas conforme o tipo de atendimento.
A unidade de suporte avançado é composta por quatro profissionais: condutor, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Já a viatura básica atua com condutor e profissional de enfermagem.
O acionamento do serviço é feito exclusivamente pelo número 192, com a central de regulação localizada em Teresina. A partir do contato do solicitante, o médico regulador avalia as informações repassadas e define qual equipe será enviada para a ocorrência.
“É fundamental que quem liga descreva bem a situação, se há vítimas e a gravidade do caso. Essas informações ajudam o médico regulador a decidir se envia uma viatura básica ou avançada”, explicou a coordenadora.
Após a liberação da ocorrência pela central, a base de Piripiri é acionada e as equipes saem imediatamente para o atendimento.
De acordo com Janara Oliveira, o SAMU de Piripiri inicia 2026 com equipes completas, capacitadas e estrutura adequada para atender às demandas da população.
“Estamos preparados para atender as ocorrências que chegarem através do 192. Esperamos, claro, que sejam menos casos, mas o serviço está pronto para agir quando for necessário”, concluiu.









Comentários