• Foto do escritorSESAM

Prefeitura e sindicatos realizam a Feira de Agricultura Familiar na comunidade Furnas

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Saúde Municipal (SESAM), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Sindicato Rural de Piripiri realizaram, no último domingo (21/11), a Feira de Agricultura Familiar na comunidade Furnas. A próxima edição da feira será no próximo domingo, dia 28, nas comunidades Várzea I e II, zona Rural do município.

O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, destaca que a Feira foi mais uma oportunidade de levar serviços de Saúde até a população da zona Rural pelo projeto SESAM Mais Perto de Você. “Isso é reflexo de uma gestão que está preocupada com a promoção e prevenção da saúde, fazendo cada vez mais o papel real da saúde pública, que é quando você oferece promoção e prevenção, não se preocupando apenas com a reabilitação”, frisa.

A SESAM fez testes de glicemia, aferição de pressão e testes para a covid-19. Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esteve presente em Furnas fazendo também testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis.

“A gente vem fazendo um trabalho para vender os produtos da agricultura familiar com apoio da Prefeitura, Sindicato Rural, Associação de Moradores de Furnas e Câmara que junto se dedicam e lutam pelo bem-estar e melhores condições de vida para o nosso agricultor” afirma a disse a presidente do STTR, Rita Vieira.

O presidente do Sindicato Rural, Diógenes Cruz, informa que a ideia da Feira da Agricultura Familiar surgiu com os alunos de um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Isso é muito importante porque o agricultor familiar comparece e apresenta seus produtos, então, o público compareceu, foi muito divulgado e a gente agradece, por isso”, frisa o dirigente.

Durante a Feira da Agricultura Familiar também houve distribuição de cestas de alimentos pelo programa Agro Fraterno para famílias em situação de vulnerabilidade social.

No próximo domingo, dia 28 de novembro, a Feira do Agricultura Familiar será realizada nos assentamentos Várzea I e II, zona Rural de Piripiri.