Prefeitura de Piripiri realiza atividades de combate a Dengue

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde (SESAM), e com atuação do Programa Saúde na Escola organizou uma campanha, como parte da mobilização nacional, contra a dengue. O evento aconteceu na Escola Carolina Lira, no bairro Petecas, nesta sexta-feira, 15.

“Hoje, dia 15, tivemos a abertura da nossa campanha contra a dengue. São dois casos já confirmados e temos que prevenir as pessoas, hoje estamos passando a importância dessa luta diária para as crianças. Estamos em alerta e o trabalho dos agentes de endemias e a adesão da auto-responsabilidade são cruciais, não podemos deixar água parada”, afirmou Dr. Guilherme Lopes, superintendente da SESAM.

Elionardo Melo, diretor de Vigilância em Saúde, deu detalhes das atividades. “Já temos casos confirmados em Piripiri. Hoje trouxemos informações para os alunos e alunas sobre os cuidados que devemos ter para evitar a doença. De forma lúdica todo mundo aprende, então teve teatro, palestra e tudo foi feito para educá-las, pois o mosquito está nas residências”, explicou.

A diretora da Escola Carolina Lira, Osmarina Fernandes, falou sobre a importância da prevenção no âmbito escolar. “Momento único, o trabalho foi desenvolvido com muito sucesso, abrangemos quatro comunidades e essas dicas contra a dengue são oportunas e temos que lutar contra a doença”, afirmou.

O vereador, Filho do Prado, estava presente e acompanhou o trabalho. “Hoje, a Prefeitura e a SESAM realizaram essa atividade que é o pontapé inicial para lutar contra o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue. E ele transmite outras doenças, por isso, temos que evitá-lo”, falou.

Ana Carolina, estudante, falou sobre o que aprendeu no combate a dengue. “Temos que tampar as caixas de água, ter cuidado com as plantas, assim evitamos o mosquito”, afirmou.

José Henrique, estudante, falou como contribui para combater a doença. “Bom se prevenir contra a doença, mantenho minha casa limpa e deixo garrafas vazias”, comentou.

DENGUE

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.