Prefeitura de Piripiri lança programa de Busca Ativa Escolar

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), realizou na manhã desta segunda-feira (13/03) a abertura da campanha Busca Ativa Escolar, que tem por finalidade encontrar crianças e adolescentes que se matricularam e não estão estudando ou pessoas que simplesmente não vão à escola. O evento aconteceu no auditório João Cláudio Moreno, no Memorial Expedito Rezende.

A secretária da pasta, Tânia Marilda Monteiro, falou sobre o tema. “Estamos aqui nesse lançamento do Busca Ativa que inicia hoje, dia 13 e vai até o dia 17 de março, em nossa Cidade. Na zona rural e urbana queremos ofertar vagas para esses alunos. Segundo dados do IBGE, no pós pandemia, cerca de 171% dos alunos abandonaram a escola. Em Piripiri estamos monitorando desde 2021 para evitar esses números. Esse trabalho tem parceria com a UNICEF, UNDIME, SESAM, SETAS, MP e OAB”, disse Tânia.

O vice-prefeito Hilton Osório falou sobre o programa. “A palavra de ordem é: crianças e adolescentes não podem ficar fora da escola, a criança e o jovem tem que estudar, então essa busca é muito importante”, explicou.

Érica Ribeiro, vice-presidente da subseção da OAB de Piripiri, estava presente ao evento. “Educação é um direito de todos. Também sou servidora da educação e é um direito as pessoas terem estudo. Temos que favorecer a construção social dessas pessoas e só por meio do estudo conseguimos, por isso somos parceiros desse trabalho”, afirmou.

Diógenes Cruz Filho, articulador do Selo Unicef em Piripiri, falou sobre o Busca Ativa. “Este tema é bastante relevante e o UNICEF está junto nessa parceria. Ele nos propõe esses casos e temos que mapear, toda essa faixa etária de crianças e adolescentes que estão em atraso ou não se matricularam”, finalizou.