Prefeitura de Piripiri inaugura Centro Integrado de Saúde Manoel Anísio no Bairro Barcelona

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde (SESAM), inaugurou nesta segunda-feira (04/03), o Centro Integrado de Saúde Manoel Anísio de Sousa, localizado no mesmo local em que funcionou o Centro Covid no período da pandemia, na Nova Avenida Aderson Ferreira, no bairro Barcelona (em frente à churrascaria Chico Jovem).

“Temos mais um Centro de Saúde preparado para atender a população, essa unidade onde irá funcionar o E-Multi e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além também do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Neste local também funciona a UBSF - Unidade Básica de Saúde da Família do Barcelona, que atende a população da grande região do Prado. Nesse local temos os melhores profissionais de saúde e estão aqui para servir ao povo de Piripiri. Essa é a nossa missão.", disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

“Estamos encerrando nossa passagem à frente da SESAM, mas certa de que cumpri minha missão. Hoje homenageamos o pai do padre Gilvan Manoel, um cidadão de bem que perdemos para o Covid. Aqui somos parceiros do SUS, que oferece o melhor; com toda uma estrutura de acolhimento”, afirmou Beatrice Pimentel, secretária municipal de saúde.

O padre Gilvan Manoel, falou sobre a homenagem ao pai. “Alegria muito grande que esse Centro de Saúde tenha o nome do meu pai. Estou feliz e toda a minha família por essa homenagem. Ele foi uma vítima da covid juntamente com mais três membros da nossa família e ele será eternizado”, explicou.

Anny Rita Amaral, coordenadora do E-Multi (órgão que disponibiliza equipes de profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada à Atenção Primária à Saúde), comentou sobre a inauguração do Centro Integrado de Saúde. “O Centro dará maior suporte ao atendimento da população.

Esse espaço físico vai trazer uma novidade que é o atendimento por telemedicina para a população. Todas as nossas unidades de saúde já são compostas por uma equipe multiprofissional, mas em rodízio. Muitas vezes o paciente precisa de um atendimento de emergência e, agora, se houver essa necessidade, teremos o profissional on-line.", explicou a coordenadora.

Luana Oliveira, coordenadora do CTA, falou sobre a ampliação do serviço. “Uma ampliação muito boa. Vamos ter uma qualidade melhor no atendimento para todos os pacientes", comentou a coordenadora.

Neto da Chrisfapi, secretário de administração do município, falou sobre o dia. “A saúde de Piripiri todo dia cresce. Um espaço como esse vai abraçar toda essa população que mais necessita da saúde de imediato. Quero abraçar a toda a equipe da saúde, toda a gestão, a prefeita Jôve Oliveira, que sempre olha para todas as áreas do município de Piripiri", finalizou.