top of page

Prefeitura de Piripiri entrega Comenda Juncal para seis personalidades em solenidade


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, entregou na noite dessa quinta (29/07), a Comenda Juncal para seis personalidades em solenidade, realizada no espaço Papilon Eventos, no bairro Germano, zona Oeste de Piripiri. A honraria é concedida todos os anos, desde 1984, para pessoas que prestaram relevantes serviços ao município.

“Tivemos aqui seis novos comendatários, ilustres piripirienses, alguns que nasceram aqui e outros que adotados. Certamente tem uma prestação de serviços relevante para o nosso município”, afirma a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, que defende que a honraria “tem que ser cada vez mais enfeitada, incrementada, tornando esse momento histórico e inesquecível”.

A solenidade teve a presença de atiradores do Tiro de Guerra 10-021 de Piripiri, que entregaram a Bandeira do Brasil à Prefeita e também portavam as medalhas da Comenda Juncal.


Em seguida, o coral Piripiri Terra Querida, composto por alunos da rede municipal de ensino, entoou o Hino Nacional e Hino de Piripiri com a participação da soprano Francisca Paiva, cantor Valdir Santos e do músico Tiago de Oliveira.

A entrega da honraria neste ano, seguiu a ordem alfabética, começando com a professora do IFPI, Adriana Paula Rodrigues e Silva, o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), Francisco das Chagas dos Santos Filho (Filho do Prado), e a diretora do Centro de Educação Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, Inês Maria Araújo Sousa.


Em seguida, receberam a Comenda, o diretor do Museu de Perypery, Luís Mário de Morais Getirana, a presidente da APAE de Piripiri, Maristela Lina de Andrade Ribeiro, e a Superintende de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Meirian Noronha Castro.


A presidente da APAE, Maristela Ribeiro, agradeceu em nome de todos os homenageados. “Quero agradecer às pessoas que votaram em nós ao ouvirem as nossas biografias, o nosso trabalho que realizamos pelo nosso município”. O comendatário Filho do Prado falou do ”sentimento de muita gratidão a Deus e de todas as pessoas que fazem parte da nossa história”.


Outra homenageada, a professora Adriana Rodrigues, disse que foi surpreendida. “Não sou de Piripiri, nasci em Teresina e eu adotei essa cidade como a minha casa. Então, fiquei muito feliz, muito honrada e muito grata por esse momento”, destacou.

Quem também pontuou foi o professor Luís Mário Getirana “Meu sentimento de gratidão ao povo de Piripiri na pessoa da prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, disse. “É uma honra receber a Comenda Juncal. Um sentimento não de dever cumprido, mas de que estamos no caminho certo”, resumiu a professora Inês Araújo.


Já a professora Meirian Castro ressaltou que a satisfação foi imensa por vários motivos. “Participar desse momento, de estar aqui com meus amigos, com minha família, com meus colegas de partido, de trabalho, de igreja. Então, o sentimento é de gratidão e de agradecimento a Deus por me permitir estar aqui”, disse.


Honraria

A Comenda Juncal foi instituída pela Lei nº 140 de 18 de julho de 1984. Neste ano, a eleição dos novos comendatários aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete da Prefeita no Palácio do Povo de Perypery, no dia 18 de julho, como acontece todos os anos.

bottom of page