Prefeita Jôve Oliveira participa de discussão do Orçamento Participativo em Piripiri

Prefeita Jôve Oliveira participa de discussão do OPA - Orçamento Participativo em Piripiri

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta terça-feira (06/02), os representantes das secretarias de Relações Sociais (SERES) e do Planejamento (SEPLAN) do Estado do Piauí, para discussão do Programa do Orçamento Participativo (OPA) 2024. O evento aconteceu no Memorial Expedito Resende.

Estiveram presentes à reunião lideranças de comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, representantes de sindicatos, associações comunitárias, povos de terreiro, pastorais e movimentos sociais.

O OPA é um instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano está sendo expandido para os municípios que têm mais de 50 mil habitantes, que é o caso de Piripiri.

Por meio do OPA, a comunidade é capaz de eleger suas prioridades para o bairro, participando diretamente na escolha de obras a serem executadas no local. Um recurso importante para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região, proporcionando uma gestão integrada e eficaz do poder público como a população.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Secretaria das Relações Sociais está alinhando execução de obras por meio do OPA que foi apresentado nesta terça-feira. Este evento tem como objetivo ouvir os piripirienses sobre as prioridades de investimentos em obras e serviços nos bairros e comunidades onde vivem. Agora será a vez de Piripiri que receberá R$ 5 milhões de reais em obras e investimentos. Uma ideia do Governador Rafael Fonteles que anima a todos nós.”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

Secretário da Secretaria de Administração do Município, Neto da Chisfapi, esteve presente à reunião. “Muito bom esse trabalho. Essa integração do Estado junto aos setores de comunidade nos municípios é uma parceria que agrega muito”, disse o secretário.

Washington Bonfim, secretário de Planejamento do Estado, deu detalhes: “Iniciativa muito bem sucedida e Piripiri foi contemplada por esse programa que fortalece a infraestrutura das cidades. Consiste na participação das comunidades que decide qual obra quer que seja realizada no seu espaço. A comunidade vota e a mais votada será realizada. Todas as pessoas podem participar. As obras podem ser uma passagem molhada, calçamento, asfalto ou até mesmo quadras para a prática de esportes. A votação em Piripiri acontece dos dias 1º a 17 de julho e será digital.”, afirmou Bonfim.

Núbia Lopes, secretária de Relações Sociais, também falou sobre o encontro em Piripiri. “Uma grande alegria estarmos aqui para iniciar esse trabalho, que tem como objetivo fazer com que as lideranças comunitárias possam votar em obras que transformem sua realidade.”, disse.

Alan Osório, presidente da Câmara de Piripiri, falou sobre o momento. “Projeto muito bom, que tem a participação popular para escolher obras e projetos. Isso é muito interessante! Parnaíba e Teresina já foram contempladas”, concluiu.

Ouvidoria: (86) 99932 - 0949 | (86) 2222 - 1021
Prefeitura: (86) 2222 - 1020 | Tributos: (86) 99807 - 9419

Email: prefeituramunicipalpiripiri@gmail.com | ouvidoriapiripiri@hotmail.com

LOCALIZAÇÃO