Oficina de Cosplay promove integração e criatividade entre alunos da Escola Paulo Machado
- Pref. de Piripiri
- 19 de mai.
- 1 min de leitura
A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM) e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), com orientação do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou, na manhã desta sexta-feira, 16 de maio de 2025, uma oficina de cosplay na Escola Paulo Machado.

O evento proporcionou um momento de interação, criatividade e representatividade para os estudantes. A coordenadora pedagógica da escola, Valdene Gomes, destacou a importância da iniciativa ao afirmar que foi muito gratificante receber um evento como esse, classificando o projeto como muito rico e necessário para os alunos, que se sentiram próximos e representados.
O psicólogo José Neto, representante do PSE, comentou que o cosplay é uma ótima forma de arte, em que as pessoas se vestem como personagens de séries e histórias em quadrinhos. Ele ressaltou que, dentro da gestão do programa, a inovação é um dos pilares, e que a atividade foi um sucesso.
O aluno José Roberto também falou sobre a oficina. Fantasiado de skatista, ele contou que gostou muito da experiência e considerou a atividade uma das melhores coisas que já aconteceram na escola.
A cosplayer Élida Kalina, que participou do evento, veio da cidade de Timon, no Maranhão, para apresentar seu trabalho. Ela relatou estar envolvida com eventos de cosplay há três anos e disse que aprecia muito essa atividade.
Um cosplayer é uma pessoa que se fantasia como personagens fictícios, principalmente da cultura pop, como animes, mangás, filmes e jogos. Trata-se de um hobby que envolve caracterização com grande atenção aos detalhes e dedicação. Além do entretenimento, o cosplay também pode ser uma forma de expressão artística, inclusão social e valorização das identidades juvenis.
Comments