I Encontro de Meliponicultores e Apicultores fortalece cadeia produtiva do mel em Piripiri
- Pref. de Piripiri

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Foi realizado neste sábado (24) o I Encontro de Meliponicultores e Apicultores de Piripiri (I EMAP), no Memorial Expedito Resende, que contou com apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri. O evento consolidou-se como um marco para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Norte do Piauí, promovendo a integração entre produtores, especialistas, estudantes e entusiastas das abelhas.
Idealizado pela jovem Yanca Larissa, participante da 6ª edição do programa CNA Jovem/SENAR, o encontro posiciona Piripiri como protagonista no agronegócio regional, fomentando debates sobre preservação ambiental, inovação tecnológica e oportunidades de mercado envolvendo os diversos elos da cadeia produtiva do mel.

A programação contou com um ciclo de palestras ministradas por referências na área, abordando os três pilares do evento: meliponicultura (abelhas sem ferrão), com Sandra Sousa; apicultura (abelhas com ferrão), com Laurielson Alencar; e apitoxina, com José Cunha, da Lbiotec.
Também foi realizada uma roda de conversa, com debate prático e troca de experiências, mediada por Luciane Ferreira, coordenadora do CNA Jovem/SENAR. Participaram como debatedores Agnaldo Filho, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP; José Carvalho, professor, pastor e meliponicultor; e Wellington Paulo, apicultor e liderança da AMAP.

Para a organizadora do evento, Yanca Larissa, o encontro superou as expectativas. “O evento foi ótimo, tivemos muitas participações e todo mundo gostou. Queremos continuar esse trabalho. Recebemos pessoas de outros estados, tivemos o apoio do SENAR, SEBRAE, do deputado Átila Filho e do Neto da Chrisfapi. A cadeia produtiva do mel foi muito debatida hoje”, destacou.
O presidente da EMAP, Francisco José Júnior, também ressaltou a importância do momento. “Discutimos e trouxemos conhecimento sobre a apicultura piripiriense, compreendendo seus benefícios e fortalecendo cada vez mais essa categoria”, afirmou.
Já a instrutora do SENAR, Sandra Souza, destacou a participação do público. “Falamos sobre abelhas e temas importantes, como as abelhas sem ferrão, que não picam, mas também produzem mel. Houve muita participação e foi tudo muito positivo”, concluiu.



























Comentários