Educação promove formação para merendeiras e serviços gerais das escolas do município

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), realizou neste sábado (11/03) a I Palestra Formativa Para os Colaboradores de Serviços Gerais e Merendeiras da Rede Municipal da Educação de Piripiri. O evento aconteceu no auditório do Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Expedito Rezende.

A formação teve como objetivo promover a alimentação saudável e um ambiente escolar agradável para os alunos da rede. A palestra foi idealizada pelo Departamento de Alimentação da SEDUC.

Para a diretora do Departamento de Alimentação da SEDUC, Eulália Meneses, foi um momento de integração, repasse de informações e as merendeiras atenderam ao chamado da SEDUC. "Hoje é sábado e é um prazer imenso estar com todas elas aqui para falarmos de alimentação saudável. Eles terão uma palestra para saber mais sobre a higienização e o preparo do alimento, tudo para atender a comunidade escolar", explicou.

A secretária de Educação, Tânia Marilda Monteiro, disse que a formação foi muito importante. "Com grata satisfação que estamos aqui, dando prosseguimento sobre formação e qualificação para os nossos profissionais. As nossas merendeiras vieram com os auxiliares de serviço e são duzentos servidores para aprender mais sobre manuseios de alimentos para os nossos alunos", afirmou.

Paula Honorato, nutricionista da SEDUC, disse que era necessária essa formação para as profissionais. "Vamos ter um momento com a Vigilância Sanitária que também vai reforçar com detalhes sobre preparação da comida para as nossas crianças e a questão de higiene nas escolas", explicou.

A palestra foi proferida pela veterinária, Isla Medeiros, e pela nutricionista, Fernanda Souza, da Vigilância Sanitária do Município. De acordo com Isla Medeiros, a palestra se destina à aprimoramento dos colaboradores. "Nossa palestra foi voltada para o aprimoramento de práticas de manuseio de alimentos no preparo para os nossos estudantes. Falamos também sobre ações para reduzir qualquer questão de agravo", explicou a profissional.

Para Maria dos Remédios, merendeira da escola Antônio Rezende, o evento foi muito importante. "Muito bom esse evento, importante para a gente ter mais informações", disse.

A merendeira Zenaide de Oliveira, da Escola Justina Francisca de Sales, do Povoado Cupins, também destaca a importância da formação. "Muito gratificante para o nosso trabalho, já que a responsabilidade é grande, porque fazemos comida para 147 alunos. Uma palestra como essa, nos ajuda muito", finalizou.