Corrida da Luta Antimanicomial promove inclusão e cuidado em Piripiri
- Pref. de Piripiri
- há 17 horas
- 1 min de leitura
A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM), realizou a Primeira Corrida da Luta Antimanicomial. O evento aconteceu na Avenida Raimundo Holanda e reuniu pacientes do CAPS II.
“Nossa proposta é incluir nossos pacientes nessa ação, que é comum para muitos, mas não para eles. O nosso tema reforça nossa posição contra os manicômios, pois defendemos sua extinção. Esses pacientes devem ser cuidados em casa, na comunidade, e não mais privados de liberdade. A corrida de hoje foi um sucesso. Somos uma extensão das famílias deles, pois os acolhemos e transmitimos tranquilidade”, afirmou Letice Ribeiro, coordenadora do CAPS II de Piripiri.

O professor João Marcos também falou sobre o evento: “Todos estão alegres neste dia. Ministro aulas de educação física e, hoje, pudemos ver a felicidade de cada um. Só temos a agradecer. O tratamento mental não se resume apenas à medicação, mas envolve também a prática de atividade física”, concluiu.
A luta antimanicomial, que culmina no Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), é um movimento social e político que defende a desinstitucionalização das pessoas com transtornos mentais e a promoção de cuidados em liberdade e autonomia. O objetivo principal é superar o modelo de internação em hospitais psiquiátricos e outras instituições similares, promovendo a inclusão social e um tratamento humanizado.
Comments