Consultório na Rua de Piripiri fortalece cuidado em saúde e garante dignidade à população em vulnerabilidade
- Pref. de Piripiri

- 22 de jan.
- 2 min de leitura
A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM), segue ampliando o acesso à saúde com o serviço Consultório na Rua, voltado ao atendimento da população em situação de rua e de vulnerabilidade social no município.

O ano de 2025 foi marcado por intenso trabalho, dedicação e compromisso com a população assistida. De acordo com dados apresentados pelo coordenador do serviço, o enfermeiro Denilson Jacó, ao longo do ano foram realizados 1.181 atendimentos, número que evidencia o impacto positivo e a relevância do Consultório na Rua na garantia de cuidados de saúde a pessoas historicamente invisibilizadas.
Os resultados alcançados reforçam o compromisso do serviço com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente o da equidade, assegurando acesso a um cuidado integral, humanizado e resolutivo para quem mais precisa.
O Consultório na Rua oferece uma ampla gama de serviços, incluindo acolhimento e escuta qualificada, consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, administração e orientação quanto ao uso de medicamentos, realização de curativos e cuidados básicos de saúde, acompanhamento de pacientes com condições crônicas, atendimentos psicológicos e apoio em saúde mental, além de encaminhamentos para a rede de saúde e de assistência social. O serviço também desenvolve ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, orientações de autocuidado e articulação permanente com os demais serviços da Rede SUS.
Todo o trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médico, dentista, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem e psicólogo, que atuam de forma integrada, ética e humanizada, respeitando a singularidade de cada usuário e fortalecendo vínculos de cuidado e confiança.

“Fazemos um mapeamento e uma busca ativa para acolher pessoas em situação de itinerância, com vínculos familiares fragilizados e dificuldades financeiras. Em 2025, esse trabalho foi muito intenso. Também auxiliamos os usuários na regularização de documentos e no fornecimento de passagens para pessoas de outras cidades que acabam chegando ao município. Nossa busca ativa acontece de terça a sexta-feira, em um percurso que vai da avenida Aderson Ferreira até a BR-343, incluindo o Mercado Central, a Praça do Estádio, a região do IFPI e áreas próximas à divisa com o Ceará. Sempre encontramos pessoas que precisam de ajuda, inclusive cidadãos de outros países, que também recebem nosso apoio”, concluiu Denilson.









Comentários