Campanha Janeiro Branco é encerrada com passeata pelo centro de Piripiri

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou na última terça-feira (30/01) passeata como ponto de culminância da campanha Janeiro Branco. O evento, organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), aconteceu pelas ruas do centro de Piripiri.

Janeiro Branco é o mês de conscientização da saúde mental e emocional. A campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, tais como: ansiedade, depressão e pânico.

“Bastante positivo o nosso Janeiro Branco. O CAPS é muito frequentado, há um acolhimento a todos porque a saúde mental é bem delicada e nós estamos preparados para atender essa demanda. Temos toda uma equipe com o objetivo de tratar quem sofre desses males”, disse a secretária de saúde do município, Beatrice Pimentel.

Letice Ribeiro, coordenadora do CAPS II, dá detalhes. “Essa passeata é uma forma de alertar a nossa sociedade. Existe um estigma contra pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e hoje estamos nas ruas dizendo que acolhemos a todos. Temos 3.800 pacientes cadastrados, alguns em regime intensivo que requer um cuidado maior. Cuidamos de pessoas com esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade, entre outros transtornos”, afirmou.

Renato Andrade, que sofre de depressão, falou sobre o dia. "Muito bom estar aqui. Lutamos por uma vida melhor e estamos aqui mostrando isso”, finalizou.

O CAPS II funciona ao lado do Centro Dr. Adauto Coelho de Resende, zona Leste de Piripiri, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O atendimento é feito por médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutica, nutricionista, assistente social, enfermeiro e técnicos em enfermagem.