Aprovado na Câmara proposta que cria Educação Integral na rede municipal de Piripiri

Foi aprovado, nessa terça-feira (05/03), o projeto de Lei Nº 011/2022 que institui o programa Vai Aprender, voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, por unanimidade. A proposta da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), vai beneficiar cerca de 20 escolas da rede municipal e cerca de 2.000 alunos do município.

O projeto de lei teve tramitação em regime de urgência na Câmara Municipal, além do projeto de Lei Nº 010/2022, que trata da gratificação exclusiva para os profissionais de Educação de quatro escolas da zona Rural do município, onde o programa Vamos Aprender já funciona. Ambos os projetos foram aprovados por 11 votos a zero.

Na oportunidade, o superintendente Administrativo e Financeiro da SEDUC, Dirceu Martins, falou na tribuna da Câmara para explicar as duas propostas e responder perguntas dos edis. “O projeto visa um reforço escolar no contraturno quando eles irão ter aulas de reforço de língua portuguesa, matemática e outras oficinas”, explica Martins.

O superintendente também informou que nos últimos dois anos, devido à pandemia, intensificou-se a dificuldade de aprendizagem dos alunos por conta das aulas remotas. “Pensando nisso, a SEDUC, através da Superintendência de Ensino, criou esse programa para corrigir e minimizar esses déficits.”, afirma Martins.

A vereadora Beatrice Pimentel do PT destaca a importância dos projetos aprovados. “Vão ser atendidos mais de 2.000 alunos. É um projeto inovador pela jornada ampliada no contraturno, um reforço escolar tão importante”, frisa Pimentel. “Mais que merecida a gratificação desses profissionais que trabalham desde fevereiro”, destaca o vereador William da Loto (PT), sobre o projeto que aprovou as gratificações aos profissionais da Educação do programa Vamos Aprender.

“Quero parabenizar todos os vereadores que votaram a favor desses projetos de lei. São projetos que vão beneficiar centenas de profissionais das escolas integrais e milhares de estudantes que terão aulas de reforço no contraturno“, o vereador Dowglas Leonardo do PT.