Alunos dão show de técnica e competitividade na 2ª Olimpíada de Foguetes realizada em Piripiri

Foi muito prestigiada e disputada a II Olimpíada Municipal de Lançamento de Foguetes de Piripiri (OMFOPI), realizada pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), na última sexta-feira (12/05). O evento teve a participação de dezenas de alunos das 52 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de professores, pais e gestores na torcida e apoio dos atletas.

Uma superestrutura foi montada na Av. Dep. Murilo Rezende, ao lado do Centro Administrativo, zona Leste da cidade, com isolamento da área da competição com apoio da SUTRAN, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Tiro de Guerra 10-021.

Foram agraciados com medalhas os três primeiros colocados na disputa, que utilizou três modelos de foguetes do tipo pequeno (Nível I), médio (Nível II) e grande (Nível III).

Alunos de 31 escolas das zonas Urbana e Rural disputaram a Olimpíada pelo Nível I, outras 34 escolas inscreveram seus estudantes no Nível II e pelo Nível III mais 21 escolas.

“Estamos felizes com esse resultado: o envolvimento dos alunos e dos professores e mesmo do vigia, da merendeira, da zeladora e do pessoal do Administrativo da escola e da equipe SEDUC na construção do foguete para participar dessa Olimpíada”, disse a prefeita Jove Oliveira Monteiro.

A secretária da SEDUC, professora Tânia Marilda Monteiro, lembra que em 2022, Piripiri conquistou 62 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 32 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). “Neste ano, estamos nós preparando para conquistar mais e mais reconhecimento”, afirmou.

O coordenador da OMFOPI, professor Francisco Filho, disse que a OMFOPI é uma estratégia da SEDUC para desenvolver habilidades nos alunos. “Espírito entre a equipe, a criatividade, a reciclagem porque são matérias recicláveis e o envolvimento de toda a escola”, explicou o coordenador.

Lucicleide Gomes, que é mãe de Paulo Fernando, do CEM Irmã Ângela, disse que a olimpíada é uma “oportunidade de mostrar a capacidade [dos alunos] e agente tem que incentivar cada vez mais e apoiar”.

“Estou muito feliz pelo resultado. Ano passado, nossos alunos ficaram frustrados, mas, hoje (12), o trabalho continuou, nós estudamos, nos dedicamos, aprendemos e veio a vitória”, disse o diretor do CEM Joaquim Cavalcante, Kliximy de Jesus, escola campeã Nível III.

Resultado Oficial da II OMFOPI

Nível I