Alunos de Psicologia da UFDPar visitam Programa Piauí Saúde Digital de Piripiri

Alunos de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram de visita técnica ao Centro de Imagem Municipal (CIM) e ao Espaço de Saúde Indígena de Piripiri, localizado na Casa de Conselhos Jéssica Monteiro Melo. A visita aconteceu nesta sexta-feira (26/01). Os dois locais fazem parte do Programa Piauí Saúde Digital.

“A visita de nossos alunos à estes dois centros é de grande importância, em todos os aspectos. Estamos com alunos de um curso que é nota 5, nota mais alta, e é mais alta exatamente neste sentido, de que os alunos tenham a possibilidade de visitar todos os locais onde a saúde é uma prioridade. Então é muito importante na constituição da visão dos alunos de psicologia sobre saúde em todos os aspectos e, de modo específico, o contato dos alunos com as comunidades indígenas", explicou o professor, Helder Ferreira, da UFDPar.

Kaylane Alves, coordenadora do CIM, deu detalhes. “Hoje os alunos da UFDPar estão conhecendo o Centro de Imagem Municipal - CIM , o Espaço de Saúde Indígena, a Saúde Digital, a primeira do Brasil gratuita, um projeto que está funcionando, dando certo, zerando filas em 10 especialidades e conseguimos passar de 28 mil atendimentos. Hoje Piripiri é uma cidade de referência e já atendemos todo o Território dos Cocais. Um projeto incrível que está sendo expandido para outras cidades do Estado”, afirmou.

Felipe Cauê, aluno de Psicologia, comenta a visita. “Aprendemos muito hoje. Conversamos com as pessoas e vimos que o sucesso do projeto democratizou muito o atendimento nessa região”, disse.

Pajé Chicão, da Tribo Tabajaras, esteve presente. “Muito importante ver os alunos sentindo essa evolução aqui na nossa cidade e tudo isso devemos à nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, finalizou.