• Foto do escritorSETAS

SETAS faz homenagem a servidoras no Dia Internacional da Mulher

Nesta segunda (08), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SETAS), fez uma homenagem às servidoras e visitantes que compareceram à secretaria.

Durante a homenagem às mulheres na SETAS, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro falou sobre a simbologia da data. “Mais um dia de luta o de hoje. E para estarmos aqui, passamos por muita coisa. A mulher, ao longo da história, foi perseguida, humilhada, discriminada, desacreditada, mas a mulher é forte e sempre venceu. Hoje é um dia para que tenhamos consciência e para continuar lutando sempre”, destaca a gestora.

Para a prefeita, é preciso vencer o machismo e a misoginia (ódio às mulheres) que é uma questão estrutural. “Todos os homens têm que ser criados e educados para aprender a não odiar e nem agredir quem é do sexo feminino”, enfatiza.

A secretária de Cidadania e Ação Social, Francimary Coelho de Melo, também falou sobre a data. “É um dia reflexivo, mas estamos na luta e temos muita coisa para comemorar. Desejo a todas as mulheres um dia abençoado e que todas sejam felizes”, pontua a secretaria.

Ao final do evento, houve distribuição de brindes para todas as servidoras e usuárias da SETAS e servido um café da manhã aos presentes.

Dia Internacional da Mulher

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia de homenagem às mulheres. O mais conhecido é de um incêndio criminoso em uma fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que matou 146 pessoas, das quais 129 mulheres. As vítimas reclamam das péssimas condições de trabalho. A tragédia de seu porque, após o incêndio, uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.