SETAS de Piripiri promove palestra de prevenção ao suicídio

A Prefeitura Municipal de Piripiri está apoiando a campanha Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. Nessa terça (20/09), a SETAS por meio do CRAS II foi à sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis para ministrar palestra sobre o tema.

“Nós recebemos com todo carinho possível, pois trabalhamos com pessoas que vivem à margem da sociedade. São 38 pessoas que trabalham com a gente em parceria com a Prefeitura. Uma ação como essa, do Setembro Amarelo, serve para ficarmos atentos”, disse Daniela Lima, assessora da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri.

“O tema é muito pertinente. Os números cresceram muito, temos que redobrar os cuidados e aqui a gente vê que é uma atitude difícil. Temos que cuidar deles, de saúde mental”, disse Adriana Paula, professora do IFPI e integrante do Centro de Valorização da Vida (CVV), palestrante sobre o tema.

Para Tatiana Freitas, coordenadora do CRAS II, o tema é sempre oportuno. “A atividade de hoje é alertar como integrante do CVV, sobre a questão do suicídio. Temos que prevenir e apesar das dificuldades, temos que evitar a dor”, explica.

“Muito importante, pois fazemos parte de um grupo e é sempre importante uma atividade como essa para nos conscientizar”, disse o catador Daniel Lima.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.