• Pref. de Piripiri

SESAPI e Prefeitura de Piripiri iniciam mais um mutirão de catarata


O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Piripiri começou, nesta segunda (05/09), o II Mutirão de Catarata do Piauí. A prefeita Jôve Oliveira Monteiro estava presente ao Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) onde aconteceu a triagem. “Estou feliz com a ação. Serão mais 400 pessoas que voltarão a enxergar. Um trabalho belo da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI) em parceria com a Prefeitura de Piripiri e que vai devolver saúde visual para o nosso povo”, disse.


Presente ao hospital, o secretário de Saúde de Piripiri, Gabriel Mauriz, falou sobre o momento. “Mais uma vez o Mutirão começa por Piripiri e estamos muito felizes. A triagem será feita até quinta-feira na cidade. Agradecemos ao Estado que está ajudando nosso piripiriense a ter mais saúde visual”, afirmou.


A vereadora Beatrice Pimentel (PT), que sempre acompanhou o projeto, falou sobre o mutirão.

“Foram 327 cirurgias em 2021 e agora serão 400. Muito bom esse trabalho. As cirurgias acontecerão dia 9, sexta feira e dia 12, segunda”, explicou a parlamentar.


O coordenador do Mutirão da Catarata do Piauí, Luís Carlos Alves da Silva, disse que Piripiri foi a primeira cidade a iniciar novamente as cirurgias.

“Iniciamos em Piripiri outra vez. Agradecemos pelo envolvimento da administração da prefeita Jôve Oliveira Monteiro. A previsão para esse mutirão é de 400 cirurgias", afirmou.


A diretora do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), Celene Fontenele, agradeceu o empenho de todos. “Muito bom todo esse trabalho. A prefeita Jôve e nossa SESAPI estão de parabéns por todo esse empenho”, disse a diretora.


Francisco das Chagas Pereira, lavrador, que vai fazer a cirurgia, estava muito feliz.

“Graças a Deus, muito agradecido por ser bem atendido e tratado”, concluiu.


Em três meses, 12 mil piauienses serão operados gratuitamente de catarata no Piauí. Os pacientes passam por uma triagem para em seguida serem submetidos a cirurgia no hospital regional mais próximo da cidade de origem. O mutirão vai contemplar as 224 cidades do Piauí.