• SEDUC

SESAM reforça o quadro de especialidades médicas oferecidas à população



A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde, está tomando uma série de medidas para que o setor se fortaleça e cuide das pessoas com maior atenção, levando qualidade de vida e segurança para quem utiliza os serviços públicos do município.


Foi reforçado o quadro de especialidades médicas oferecidas à população. Agora no Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho de Resende, os recém-nascidos de Piripiri também passam por um trabalho com a fonoaudióloga Dra. Sarvia Karoline, para a realização do Teste da Orelhinha.


O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido, o exame é realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, é indolor e com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo do bebê, o exame é iniciado, com duração de 5 a 10 minutos.


“O teste é de extrema importância, pois quanto mais precoce for o diagnostico, mais eficaz será o tratamento.” Comentou o Secretario Municipal de Saúde, Gabriel Mauriz.


A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos, por esse motivo o teste é obrigatório. Quanto mais cedo for a detecção da perda auditiva, mais precocemente medidas de intervenção poderão ser tomadas, sabe-se que toda criança deficiente auditiva, independente do grau da perda, se tiver um diagnóstico até os seis meses de idade, e tratar do problema adequadamente, terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.


#Piripiri #SESAM

Copyright © 2021 - Prefeitura Municipal de Piripiri (PI). Todos os direitos reservados.

Centro Administrativo | Av. Deputado Raimundo Holanda, S/N° - Morro da Saudade - Piripiri (PI)