• Foto do escritorSESAM

SESAM irá fazer 1.500 exames de mamografia durante o Outubro Rosa

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM), está realizando exames de mamografia no Centro da Saúde da Mulher durante a campanha Outubro Rosa. A previsão é que sejam realizados 1.500 exames de mama, sendo 70 por dia, até o dia 08 de novembro deste ano.

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como público-alvo mulheres de 50 a 69 anos.

De acordo com a técnica em Radiologia do Centro da Saúde da Mulher, Bianca Campelo, as mulheres que desejarem realizar o exame devem procurar a agente comunitária de saúde (ACS) na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e fazer o agendamento.

“O exame de mamografia continua sendo o principal meio de detectar o câncer de mama. O único que descobre bem no início da doença. O exame é rápido, não dói e o resultado sai em 24 horas”, explica a técnica Bianca Campelo.

Elizabete Maria, moradora do bairro Santa Maria, zona Oeste de Piripiri, fez o exame e ficou satisfeita com o atendimento. “Graças a Deus, deu tudo certo”, disse.