• Foto do escritorSESAM

SESAM implanta projeto piloto Crescer Saudável em Centro Educativo de Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), implementou no município no dia 1º de julho deste ano, uma experiência piloto com crianças matriculadas no Centro Educativo Municipal (CEM) Professora Isis Cavalcanti de Freitas, no bairro Flor dos Campos, zona Oeste da cidade. Trata-se do Programa Crescer Saudável voltado para o enfrentamento da obesidade infantil. De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Manuela Fernandes, o objetivo dessa experiência piloto é reforçar a prevenção e controle da obesidade infantil no ambiente escolar.

“Fizemos um teste piloto no CEM Ísis Cavalcante e atendemos 32 alunos, fizemos avaliação bucal, palestra sobre alimentação saudável, verificação vacinal, avaliação antropométricas, praticas de atividades corporais teatro entre outras atividades”, destaca a coordenadora.

As atividades foram realizadas no turno da manhã, seguindo todos os protocolos de segurança com a utilização dos equipamentos de proteção Individual (EPIs) de forma adequada, como máscaras, água e sabão, além de álcool em gel para realização das ações, eles contaram com profissionais da saúde, educação ,professores e discentes do curso de Nutrição e Educação Física da Faculdade Chrisfapi.

Manuela lembra que essas atividades fortalecem o cuidado integrado e multidisciplinar das crianças, por meio do desenvolvimento das ações de promoção da alimentação adequada e saudável, “incentivando às práticas corporais e de atividade física, além de ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade”, frisa a coordenadora.

O programa também tem por premissa o planejamento das ações de enfrentamento da obesidade frente à realidade do município, fortalecendo a vigilância alimentar e nutricional de crianças de 0 a 10 anos de idade da rede pública de ensino. Essas medidas estão sendo tomadas estruturando e qualificando as ações de promoção da alimentação adequada e saudável e práticas corporais e atividade física.

No segundo semestre todas as escolas do ensino infantil e ensino fundamental anos iniciais receberão as ações do Programa Crescer Saudável.