• SESAM

SESAM e SUTRAN fazem palestras sobre dengue e trânsito no CEM Joaquim Cavalcante Municipal em Piripi


A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SUTRAN), está realizando palestras em escolas da rede municipal dentro das campanhas ‘Guerra contra a Dengue’ e ‘Maio Amarelo’. Nesta quarta (11/05), foi a vez dos alunos de 1º ao 5º ano do Centro Educativo Municipal (CEM) Joaquim Cavalcante, no bairro Germano, zona Oeste de Piripiri.


A nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Luiza Mara Brito Santos, coordenou a equipe da SESAM na palestra sobre Dengue. “Nós falamos sobre os sintomas, sinais da Dengue e as formas de prevenção, de como a gente poder prevenir a entrada do mosquito Aedes aegypti nas nossas residências”, explica a coordenadora.


Também participaram da palestra sobre Dengue, agentes de endemias e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBSF) do bairro Germano. Da equipe do NASF também participaram uma psicóloga e uma fisioterapeuta. “Nós viemos aqui, justamente para conscientizar os alunos sobre a importância de se prevenir à Dengue”, destaca a coordenadora Luiza Mara Brito Santos.


O agente de trânsito da SUTRAN, Eriberto Pires, lembra que a campanha Maio Amarelo todos os anos faz esse trabalho que é de “alertar pais e alunos sobre a conscientização quanto à campanha para evitar acidentes no trânsito. Isso ajuda muita gente a se orientar e tirar dúvidas”, frisa Pires.


O diretor do CEM Joaquim Cavalcante, Kliximy de Jesus Costa, também reconhece a importância das palestras. “O interessante realmente é por educar as crianças, aqui na escola para estarem repassando para os pais, amigos e vizinhos, informações sobre segurança no trânsito e também informações sobre saúde”, destaca o professor Costa.