SESAM de Piripiri promove palestra de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou uma palestra como parte das atividades da campanha do Setembro Amarelo no CETI Baurélio Mangabeira, zona Sul da cidade. O evento é parte da programação da Campanha coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial de Piripiri (CAPS II). “Pedimos que a equipe do CAPS II viesse aqui para tratar sobre esse tema delicado da saúde mental. Uma equipe muito boa veio para conversar sobre esse tema com nossos alunos”, disse Auzenir Moraes, coordenadora pedagógica do Baurélio Mangabeira.

“Estamos aqui e queremos que esses jovens nos falem sobre suas angústias para que possamos intervir e evitar algo ruim. Notamos um aumento considerável de jovens com pensamentos negativos e estamos aqui para ajudar”, disse Letice Ribeiro, coordenadora do CAPS II.

Para o psicólogo Jorge Fernando, da 3ª GRE, que atua em Piripiri, a campanha é importante. “Estamos vendo um aumento de ansiedade, principalmente por causa da pandemia e é sempre bom prevenir”, finalizou o profissional. O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.