SESAM de Piripiri promove ações preventivas de acidentes na Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) deu início às atividades da Semana Nacional de Trânsito com palestras para sensibilização das pessoas. Na útlima quarta (21/09), houve palestra na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETA), no Centro Administrativo, zona Leste da cidade.

O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, informa que as atividades seguem até o final do mês. “É mais um período onde nós vamos conscientizar a cada piripiriense, seja da zona Urbana ou Rural, falando da importância da prevenção de acidentes para o uso do capacete e do cinto de segurança e evitar dirigir quando estiver alcoolizado”, orienta o gestor.

“Nesta Semana nacional do Trânsito, nós estamos trabalhando com as nossas secretarias municipais, empresas e a zona Rural [do município] porque em Maio [durante a campanha Maio Amarelo] nós trabalhamos o alunado [da Rede Municipal de Ensino], desde a Educação Infantil [até o Ensino Fundamental]”, explica a coordenadora do programa Vida no Trânsito em Piripiri, Katiúscia Souza.

Katiúscia Souza lembra que na zona Rural acontecem muitos acidentes de trânsito e informa que houve um aumento [de casos atendidos no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) em Piripiri]. “Ano passado tivemos um caso de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), que muitas vezes pode levar a óbito, e, neste ano, até a primeira semana de setembro já são 17 casos”, alerta a coordenadora.

A coordenadora informa devido a isso, na próxima segunda, dia 26 de setembro, será lançado o Projeto Dia de Prevenção ao Trauma de Face na Clínica Escola da Faculdade Chrisfapi, no bairro Fontes dos Matos, zona leste de Piripiri.

“Uma palestra muito importante e temos que ter cuidados no trânsito. Vai ser de muita importância para os nossos profissionais”, disse Hélvia Cruz, diretora de Proteção Social da SETAS.

Serviço

A programação da Semana Nacional de Trânsito em Piripiri teve início na terça (20) e segue até o dia 30 de setembro. O objetivo de prevenir e evitar acidentes de trânsito no município.