top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

SESAM de Piripiri disponibiliza o DIU em Unidade Básica de Saúde, gratuitamente

Uma comissão do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) esteve visitando a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF 07), localizada no bairro Caixa D'água, nessa quarta (28/06), em Piripiri. O objetivo da visita foi o de disponibilizar gratuitamente às mulheres que são usuárias dos postos de saúde do município, o uso gratuito do DIU (Dispositivo Intrauterino).



“Viemos oferecer gratuitamente o DIU dentro da consulta de enfermagem e isso é um grande benefício. O dispositivo é ótimo e está sendo oferecido de graça pelo SUS. O procedimento é rápido. O dispositivo é colocado dentro do útero e serve para os casais fazerem o planejamento familiar. Ele reduz mortalidade materna, mortalidade infantil e é muito importante”, explicou Daniele Costa, coordenadora da Comissão Nacional de Saúde do COFEN.


"Parceria muito boa essa, felizes que agora terão mulheres que poderão colocar o DIU e com isso fazer um planejamento familiar mais elaborado, esse trabalho é pioneiro no nosso Estado e estamos muito satisfeitos com tudo isso”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.



A secretária Beatrice Pimentel, da SESAM, fala sobre o procedimento. “A gente agradece muito. Estamos felizes em trazer mais essa ação para a saúde municipal, com enfermeiros aptos para fazer esse procedimento. O DIU ainda é muito caro e agora quem se interessar vai ter o procedimento de graça. É saúde de Piripiri lutando por mais benefícios”, explicou.


“Momento de alegria o de entregar o DIU agora gratuito para nossas mulheres que se encaixam no perfil. Nós vamos fazer um melhor atendimento para estas mulheres; elas virão fazer a consulta de enfermagem e, depois da consulta, e se tiver toda a estrutura, receberá sim o dispositivo com todo zelo e dignidade”, afirmou Letícia Carvalho, coordenadora da UBSF 07.



Graziele de Souza, autônoma, fez o procedimento de implantação do DIU e fala sobre a experiência. "Pra mim foi muito tranquilo. Já procurava isso há mais de um ano e vou ficar mais livre sem precisar tomar hormônios dos anticoncepcionais", finalizou.



Comentarios


bottom of page