• Foto do escritorSESAM

SESAM capacita servidores sobre prevenção ao suicídio em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou, nessa terça (24/08), o curso "Prevenção ao suicídio e possíveis intervenções clínicas" voltado para servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), CAPS AD (Álcool e Drogas) e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). O evento aconteceu no auditório Milton Vieira do Palácio do Povo de PeryPery, no Centro Administrativo.

O curso foi direcionado para enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que trabalham no CAPS II, CAPS AD e NASF de Piripiri. A capacitação coube às psicólogas Ingrid Lorena Lima da Silva Carvalho e Gláucia Fernanda Soares Cabral, ambas da diretoria da Liga Acadêmica de Suicidologia do Piauí (LASPI).

A superintendente de Saúde da SESAM, Carla Naiara Souza, lembra que a capacitação é importante tendo em vista a proximidade da campanha Setembro Amarelo, voltada para o tema suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública e essa capacitação traz um conhecimento na forma de abordagem das pessoas que passam por um sofrimento, evitando dessa forma que aconteça o desfecho, o suicídio”, explica a superintendente.

A coordenadora do CAPS II, Letice Ribeiro, explica que a temática é cheia de tabus. “As pessoas têm muito medo de lidar com esse tema e nada melhor do que abordarmos esse tema com nossos parceiros que lidam com a saúde mental. São novas formas de intervenção para diminuir esse número, e Piripiri está hoje entre as seis cidades com mais números de casos de suicídios no Piauí”, explicou a coordenadora.

A psicóloga do NASF, Ana Layse, também disse que o evento é super oportuno por causa da pandemia que vem provocando ansiedade. “Sim, infelizmente a pandemia vem desencadeando várias questões relativas aos transtornos mentais e tem como perceber que a pessoa está querendo tirar sua própria vida. Eles pedem ajuda de forma implícita como a apatia e para evitar isso temos que ajudá-los”, concluiu.