top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Semana Pedagógica 2023 da SEDUC de Piripiri discute novas propostas para a Educação do município

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou de 25 a 27 de janeiro, a Semana Pedagógica 2023 com o tema ‘Consolidando Aprendizagens para o Futuro’. O evento teve a presença de diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino e constou de várias palestras com especialistas em diversas áreas.



A secretária de Educação de Piripiri, professora Tânia Marilda Monteiro, destaca que a Semana Pedagógica é resultado de muito planejamento para o retorno das aulas no período letivo de 2023. “De já eu agradeço, imensamente, pela participação, pela efetivação do trabalho de todos os nossos profissionais da Educação, nesse complexo processo educacional, mas também muito apaixonante, numa área que transforma vidas”, pontua a gestora.


“Pela manhã estivemos com professores do 1º ao 5º ano [do Ensino Fundamental], falando sobre ‘Recomposição de Aprendizagens e a tarde, trabalhamos com professores do 6º ao 9º ano’, com a divisão geral sobre competências e metodologias ativas, para que possamos embasar essas questões no trabalho do professor, para que não sejam apenas as mais tradicionais, mas com o aluno no centro do processo”, disse Marciane Moraes, professora e pedagoga, palestrante de quinta-feira, dia 26 de janeiro.



Isaque Folha, que ministrou a palestra "Brincar e Socializar para Sempre Aprender", na sexta-feira, dia 27 de janeiro, disse que é importante manter o espírito de criança. “Hoje, trabalhamos o currículo socioemocional do professor, com a mente do adulto, mas com o coração de uma criança. Importante falar de currículo, de IDEB, mas sem perder essa essência do ser humano”, afirmou


“Esse momento é importante para que os professores tomem conhecimento das novas matrizes que serão utilizadas pela prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para as pessoas que estão aqui fiquem atentas aos currículos que estão sendo desenvolvidos na escola. Não é só praticar a questão da prova, mas a do currículo para o dia a dia na sala de aula”, afirmou Vera Lúcia Silva, que ministrou na sexta-feira, 27 de janeiro, palestra sobre ‘Avaliações Externas e o Processo de Aprendizagem no Cotidiano’,


Para o professor João Marcos, que leciona Matemática na Escola Rural do DNOCS, as palestras foram muito boas. “Muito interessante. São temas ricos e atuais. Trabalhar com competências é muito interessante e com essas dicas fica bom para a gente colocar isso na nossa rotina”, finalizou.


Serviço


As aulas do período letivo 2023 da SEDUC de Piripiri começam nesta quarta, dia 1º de fevereiro. São cerca de 11 mil alunos matriculados em 52 escolas da Rede Municipal de Ensino.





bottom of page