• SEMAD

SEMAD realiza audiência pública sobre Queimadas e Incêndios na Câmara Municipal


Com objetivo de discutir formas de prevenção e combate a queimadas e incêndios no município, a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD) realizou, nesta quinta, (16/09), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal. O evento faz parte da ações do município em prol do Selo Ecológico.


O secretário da SEMAD, Sonny Anderson, destaca que foi a primeira audiência pública feita no município sobre essa temática. “A gente vem sempre buscando conscientizar a população, em geral, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, vem incentivado para que a gente implemente ações de prevenção e combate a queimadas e incêndio no município”, frisa o gestor


Os trabalhos da audiência pública foram mediados pelo Superintendente de Meio Ambiente, Dário Soares, que fez uma exposição sobre a 1ª Semana de Prevenção e Combate a queimadas e incêndios. O presidente da Câmara, Alan Osório (PT), e o vice-presidente, Elvis Diones (PTB) encaminharam as falas e o tempo de tempo de cinco minutos para exposição da temática à SEMAD e ICMBio.


Depois, houve participação dos vereadores Dr. Pinto (PTB), Domingão (PP), Menando Brito (PP), Luís Carlos (PSC) e Dowglas Leonardo (PT), e ainda, de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Associação dos Bombeiros Civis de Piripiri, Brigada de Incêndio do Horto Florestal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) que usaram três minutos para perguntas, sugestões e denúncias sobre o tema.


O assessor jurídico da SEMAD, José do Carmo Medeiros, disse que a SEMAD, nesta gestão, deu um passo grandioso com a audiência pública. “Essa é primeira de muitas ações que vão ser empreendidas ao longo desses quatro anos, tratando sobre questões ambientais, procurando conscientizar e educar, tanto do ponto de vista preventivo como repressivo para quem transgredir a lei”, observa o advogado.


O chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, Valdemar Justo do Nascimento, disse que essa é a primeira audiência pública realizada nos últimos quatro anos, aqui em Piripiri, voltado para área ambiental. “É importante juntar todas essas instituições para que estejam alinhadas, para que em um evento como um incêndio florestal, trabalhem juntas em harmonia, facilitando o trabalho umas das outras”, destaca o técnico do ICMBio.


No final, o vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório, agradeceu a todos e se comprometeu, junto com o secretário Sonny Anderson, em implementar as ações sugeridas sobre prevenção e combate a queimadas e incêndios no município.