• Foto do escritorSEMAD

SEMAD realiza 1ª Semana de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), abriu, nesta segunda (13/09), a 1ª Semana de Prevenção e Combate a Incêndios. O lançamento aconteceu no auditório Milton Vieira no Palácio do Povo de PeryPery, no Centro Administrativo, e teve a presença de representantes de órgãos e entidades que trabalham na defesa do meio ambiente.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro destaca que a conscientização é o ponto chave para a mudança de hábitos das pessoas até que se consiga minimizar o impacto dos incêndios, nessa época do ano, quando a acontece o BRO-BRÓ, de setembro a dezembro.

“Podem acontecer incêndios pelo simples fato de uma pessoa largar uma ponta (bituca) de cigarro, no primeiro local que encontram, onde haja mato seco, ou mesmo quando alguém decide queimar o lixo no fundo do quintal. São pequenas ações, sem à devida precaução, que podem colocar vida em perigo, seja de pessoas ou de animais”, alerta a prefeita de Piripiri.

O secretário de Meio Ambiente, Sonny Anderson, afirma que o problema de queimadas em Piripiri é um problema de saúde pública. “Vamos fazer um trabalho de conscientização do maior número de pessoas para que elas saibam que a queimada, ao invés de benefício, ela causa danos, tanto para a saúde humana como de nossos animais”, frisa o secretário.

Sonny Anderson reconhece a parceria importante com o ICMBio, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e a Brigada de Incêndio do município e da população. “A gente tem se preocupado também em fazer uma fiscalização quando se recebe uma denúncia. Após protocolar a denúncia, os nossos fiscais vão até o local, notificam e dão entrada com o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar”, explica o secretário, lembrando que os casos de queimadas estão aumentando.

Também estiveram presentes na abertura da 1ª Semana de Prevenção e Combate a Queimadas de Piripiri representantes da Instituto Chico Mendes (ICMBio), Câmara Municipal de Piripiri, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), Brigada de Incêndio e Conselho Municipal de Meio Ambiente.