SEDUC realiza II Encontro Pedagógico com Educadores que atuam na EJA de Piripiri

Com o objetivo de preparar os educadores para o retorno das aulas presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município, a Prefeitura de Piripiri, por meio Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou no último sábado (19/03), o II Encontro Pedagógico de Planejamento da Educação da Rede Municipal. O evento aconteceu no CEM Vereador Valdemar Soares, no bairro Paciência, zona Sul da cidade.

A secretária da SEDUC, Tânia Marilda Monteiro, afirma que o planejamento envolveu coordenadores, diretores e toda a equipe da EJA. “Aqui discutimos calendário escolar, ouvimos professores e questões básicas para esse retorno presencial para nossos alunos do programa”, explica a gestora.

“A nossa preocupação hoje é que a gente possa estar fazendo um momento formativo com os nossos professores” explica a coordenadora do EJA no município. Esse momento aqui do II Encontro Pedagógico é justamente para estar ouvindo esses professores”, destaca Rosemary Santos.

Atualmente, a EJA de Piripiri atende quase 800 alunos com idade de 15 anos até mais de 80 anos. “A gente precisa trabalhar uma metodologia diferenciada com eles. Saber quais as principais dificuldades do professores com essa diversidade de faixas etárias de alunos”, frisa Santos.

A diretora do CEM Vereador Valdemar Soares, Neuma Isaías Ferreira, lembra que após a criação do Programa de Incentivo e Valorização da EJA - ProVEJA, houve um aumento considerável de alunos matriculados. “Além da bolsa de incentivo de R$ 120,00 por mês, transporte escolar e questão da merenda escolar. Além disso, eles também vão receber um kit pedagógico com uma apostila incluindo todas as disciplinas que são trabalhadas na sala de aula”, explica a diretora.

Ela informa que os alunos também já receberam um kit escolar que inclui: caderno, lápis, cola, caneta, borracha, régua, caderno de desenho e lápis de cor.