SEDUC e SESAM promovem encontro de capacitação sobre o Projeto Crescer Saudável em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou, nesta quarta-feira (08/02), mais um evento do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento foi realizado no auditório do Teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Resende, zona Sul da cidade.

Na oportunidade, houve palestras e apresentação do cronograma de ações do Projeto Crescer Saudável com a presença de profissionais e gestores de Educação e técnicos de Saúde do município.

“Esse Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre SEDUC e SESAM que visa prestar todo atendimento à nossa rede pública municipal, aos nossos alunos matriculados em nossas escolas para tratar de Saúde através da educação”, explica a secretária da SEDUC, professora Tânia Marilda Monteiro.

A secretária da SESAM, Beatrice Pimentel, lembra que a obesidade infantil é um dos maiores problemas do mundo, atualmente. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 42 milhões de crianças são obesas. Isso atrapalha o rendimento da vida pessoal e social da criança. Então, juntamos profissionais da Saúde e de Educação para que a gente possa estar trabalhando com as nossas crianças da Rede Pública Municipal e buscar um melhor desenvolvimento delas”, destaca.

“O objetivo desse trabalho é alinhar ações de prevenção à obesidade infantil entre as secretaria de Saúde e Educação, trabalhando com a perspectiva de buscar esses indicadores dessas crianças de 0 a 10 anos. Que a gente possa estar criando políticas públicas para prevenir [esse problema] dentro do município de Piripiri”, disse Manuela Fernandes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

A nutricionista do SEDUC, Paula Honorato, lembra que ano passado registraram-se índices elevados de obesidade infantil em Piripiri. “A gente com pertinentes ter ações voltadas para esse público do projeto Crescer Saudável, desenvolvido dentro das escolas. Então, com essa parceria a gente vai trabalhar para reduzir esses índices”, afirma.

“Foi muito proveito o evento com a realização de duas palestras. Muitas pessoas das duas secretarias participando e pedimos a todos que contribuam e façam parte dessa grande ação que é cuidar das nossas crianças para serem adolescentes e adultos saudáveis”, disse o vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório.