SEDUC de Piripiri repete sucesso com II Feira de Ciências e Tecnologia atraindo multidão

A AABB de Piripiri ficou pequena para uma multidão presente na II Feira de Ciências e Tecnologia realizada, na última sexta (12/05), pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). O evento constou de 55 projetos científicos em que três escolas campeãs receberam R$ 1.500 em dinheiro, além de prêmios e medalhas para professores e alunos, respectivamente.

Todas as 52 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da Feira competindo em três categorias: Categoria 1 (1° ao 5° ano do Ensino Fundamental); Categoria 2 (6° ao 9° ano) e Categoria 3 (Educação de Jovens e Adultos). Algumas escolas competiram em até duas categorias.

Cada um, dos 55 projetos, era apresentado por cinco alunos e dois professores de cada escola, seja da zona Urbana ou Rural, nos estandes montados na II Feira de Ciências e Tecnologia, expondo suas pesquisas e experimentos feitos na escola.

“Nós estimulando nessas crianças e jovens o desejo de estudar cada vez mais. Aqui nós poderemos, através dessa II Feira de Ciências e Tecnologia, incentivá-los a pensar numa profissão como cientistas, físicos, químicos, matemáticos, professores, enfim, despertando a cidadania neles e o desejo de conhecer cada vez mais”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

A secretária da SEDUC, professora Tânia Marilda Monteiro, lembra que “esse é um projeto que é construído a muitas mãos e para, hoje (12), estar apresentando a 2ª edição da Feira de Ciências e da OMFOPI tivemos que planejar e contar com apoio de todos os profissionais da Educação”, acrescentando que o “evento foi coroado de êxito e muito sucesso”.

“É uma honra muito grande, uma satisfação imensa a gente ser bicampeã, por dois anos consecutivos, pelo esforço do trabalho, dedicação e empenho dos nossos alunos e professores”, disse o coordenador Juniel Pereira da Escola Municipal São João Batista, no povoado Formosa, zona Rural do município que foi 1º lugar pela Categoria 2.

A professora Sabrina Melo do Centro Educativo Municipal (CEM) Irmã Ângela, que conquistou 1º lugar e 2º lugares nas Categorias 1 e 2, respectivamente, disse que a escola passou um mês inteiro preparando os alunos. “Os alunos se empenharam, toda a escola trabalhou junto, e, hoje, a gente está recebendo pelo nosso mérito”, frisou.

O coordenador de Programas e Projetos da SEDUC, professor Rodrigo Santos, destaca que a “Feira coloca o aluno como protagonista e professor como partícipe nesse processo de construção de conhecimento”.

“É muito bom, muito válido porque aqui, na Feira, a gente vê o despertar de cada um deles”, reconheceu Lidiane de Sousa Araújo, que é diretora do CEM Valdemar Soares, no bairro Paciência, zona Sul de Piripiri.

No final, houve a premiação das escolas que competiram pela Olimpíada Municipal de Foguetes de Piripiri (OMFOPI) e da Fira de Ciências e Tecnologia.

Cada escola campeã levou placa com Menção Honrosa e R$ 1.500 em dinheiro, os professores receberam caixas de som modelo Alexia e os estudantes levaram medalhas. Já as escolas com 2º e 3º lugares receberam medalhas.

O julgamento coube a nove professores representando instituições de ensino públicas como UESPI e IFPI e da rede privada.

Resultado Oficial da II Feira de Ciências e Tecnologia

Categoria 1 (1° ao 5° ano do Ensino Fundamental)

1° - C.E.M. Irmã Ângela

2° - C.E.M. Carolina Freitas Lira