SEDUC de Piripiri inicia a II Jornada de Saberes e Sabores nas Escolas do Campo

Teve início na última sexta (16/06), a II Jornada de Saberes e Sabores promovida e realizada pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). O projeto, que neste ano aborda o tema “Educação do Campo: cultura, religiosidade e contexto local”, terá uma extensa programação até o dia 05 de julho.

O projeto contempla alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 26 escolas da zona Rural participantes.

A abertura da II Jornada de Saberes e Sabores foi na Escola Municipal Rural do Dnocs, no povoado Caldeirão, e contou com a presença de estudantes, professores, gestores da SEDUC e da comunidade escolar da comunidade e de outros povoados. Além do projeto, a escola também promoveu um arraiá junino.

“Foi muito gratificante estar nesse momento tão significativo, cultural, quando as nossas Escolas do Campo estão tornando nossos alunos protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem”, disse a secretaria da SEDUC, professora Tânia Marilda Monteiro.

A gestora lembra que com a gestão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro, as 26 Escolas do Campo, que representam 50% da Rede municipal de ensino “além de receber toda a infraestrutura para ter um ambiente adequado, nós estamos ofertando o mesmo plano de ensino, respeitando a identidade cultural do nosso povo”, frisa.

"O nosso foco principal é o aluno protagonista, ou seja, é ele quem faz, lógico que sob a orientação dos nossos professores. A gente faz esse resgate, primeiro trabalhando em sala de aula, a contextualização e depois mostra como eram essas danças e traz elas para a atualidade”, explica o diretor da Escola Rural do Dnocs, professor Crislan Moura.

Para o professor da Escola Rural do DNOCs, Francisco Urquiza, é importante resgatar a memória dos alunos pelo projeto. “A função do professor é essa: estar resgatando esse período de festa junina, de reisado, que é uma cultura forte e tradicional aqui [no Caldeirão] há mais de 40 anos”, frisa, acrescentando que “dentro da Fera de Saberes e Sabores, um tema muito importante foi o resgate dessa cultura nossa que é forte”.

No sábado (17/06), houve também apresentações da II Jornada de Saberes e Sabores projeto em outras três Escolas do Campo: Escola Municipal Domingos Rodrigues de Carvalho, no povoado São Luís; Escola Municipal Raimundo Pastor da Silva, povoado Banda; Escola Municipal Francisco Pereira do Nascimento, no povoado Lagoa da Cruz.

Veja a programação do projeto no próximo sábado (24/06):

1. Povoado Pequi - Escola Hermínio Antônio da Silva - às 7h30;

2. Povoado Sussuarana - Escola Leonardo Pereira da Silva - às 7h30;