top of page

SEDUC de Piripiri faz entrega de medalhas e premiações da OBA, MOBFOG e MPT na escola

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), realizou nesta terça-feira (12/12), a premiação dos projetos: Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola; da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento aconteceu no Memorial Expedito Resende.



Realizado pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT/PI), o prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema. O prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do projeto. O prêmio recebeu inscrições de trabalho em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.



Em Piripiri participaram as escolas: Adauto Coelho, Omar Rezende, Manoel Freitas Lira, Carolina Freitas Lira, Teodorico de melo, Cosme Lopes dos Santos, Luiz de Sousa Cavalcante e escola do DNOCS.


O aluno Kerllisson Riúhr do Nascimento Silva, do Manoel Freitas Lira, foi o 3° lugar na categoria desenho. Como premiação o aluno recebeu um tablet.



A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) têm como objetivos fomentar os interesses dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica.

Em 2023 a SEDUC mobilizou e incentivou escolas e alunos a participarem das duas competições por meio de oficinas e encontros realizados nas escolas. Duzentos e nove alunos receberam medalhas das duas competições. Centenas de alunos estiveram presentes para as premiações.



“Mais uma vez aqui no Memorial para consagrarmos a educação de nossa cidade que está no caminho certo. De forma magnífica conquistamos 209 medalhas entre ouro, prata e bronze. Cinquenta e nove na OBA e 150 na Mostra de Foguetes. Isso representa a força de nossos alunos”, disse a secretária Tânia Marilda Monteiro da SEDUC.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro falou sobre o momento. “Feliz porque estamos no caminho certo levando educação de respeito para nossas crianças e adolescentes e eles estão sendo premiados de forma nacional. Isso muito nos honra, uma verdadeira celebração”, disse.



Francisco Filho, coordenador da OBA em Piripiri, dá mais detalhes. “Conseguimos um número mágico, espetacular. Gratificante ver o resultado que estamos oportunizando para eles conquistarem”, afirmou.

Lorenzo de Oliveira Monte, 9 anos, ganhou medalha. “Muito feliz. Sou da Escola José Oliveira, da Vereda dos Zezinhos, e estou muito agradecido”, afirmou.


Caio Gabriel, 10 anos, também ganhou medalha. "Também sou da Escola José Oliveira e me honra muito essa premiação. Só felicidade para todos nós da nossa escola", disse.


Ricardo Valentim, diretor da escola Antônio Monteiro Alves, fala sobre as premiações. “Foram três os nossos medalhistas; alunos muito bons. Os objetivos traçados foram ótimos e o número desse ano foi perfeito. Professores e alunos conquistaram esses méritos e isso muito nos alegra”, finalizou.



bottom of page