top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Secretaria de Saúde de Piripiri promove capacitação em testes rápidos e aconselhamento

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da SESAM, promoveu uma capacitação nos dias 27 e 28 de junho de 2024. No primeiro dia, o treinamento foi realizado no auditório Milton Vieira, localizado no Palácio do Povo de Pery Pery, com foco na parte teórica. No segundo dia, as atividades práticas ocorreram nas instalações do próprio CTA.



"Foram dois dias de capacitação em testes rápidos e aconselhamento. Estamos capacitando todos os nossos técnicos e os profissionais do Hospital Chagas Rodrigues para melhor atender nossa população com eficiência e rapidez. No primeiro dia, tivemos a parte teórica, e no segundo dia, a parte prática, onde os técnicos puderam conhecer o CTA e realizar testes. Foi uma experiência muito positiva", destacou Luana Oliveira, coordenadora do CTA.



Lara Araújo, psicóloga, enfatizou a importância da ação: "Estamos envolvidos em uma iniciativa crucial para expandir os cuidados contra as doenças sexualmente transmissíveis, que passa necessariamente pelo aconselhamento."


Maristela Rufino, enfermeira do Hospital Chagas Rodrigues, comentou sobre a relevância da capacitação: "Foi de suma importância aprender sobre o tratamento e como nos comunicar eficazmente com esse público. Gostei muito da capacitação e espero aplicar esse conhecimento no meu dia a dia."


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade de saúde da Atenção Secundária que oferece serviços como testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e distribuição de preservativos.



Comments


bottom of page